A CIMAA — Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo alerta para o elevado perigo de incêndio nos próximos dias nos 15 dos quinze municípios associados devido às previsões meteorológicas de “significativo agravamento” do risco de incêndio. Segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e os alertas decretados pelo Governo, a região do Alentejo está em situação de alerta até às 23h59 horas da próxima terça-feira.
Neste âmbito, a CIMAA sensibiliza a população “para que se coiba da prática de comportamentos de risco”, tais como:
- Fazer queimadas ou queimadas de sobrantes de exploração;
- Utilizar de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão;
- Aceder, circular e permanecer no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;
- Realizar trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.
No site do IPMA é possível acompanhar a evolução das temperaturas e da intensidade do vento, assim como consultar os indicadores e as restrições associadas ao risco de incêndio rural elevado: IPMA – Risco de Incêndio Rural.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
Agricultura e Mar Actual