A Comissão Europeia tem em curso, até 8 de Março, uma consulta pública sobre os fundos europeus direccionados ao investimento, investigação, inovação, PME e mercado interno. Este inquérito visa apurar quais os aspectos positivos e quais os que podem ser melhorados no que se refere ao financiamento comunitário.
Opiniões decidem orçamento europeu
Saliente-se que os resultados servirão de base à elaboração do orçamento europeu pós-2020, seja nas áreas da agricultura, do mar ou das empresas em geral.
A Comissão convidam assim, em especial, a responder à consulta “todos os cidadãos e organizações interessados e/ou envolvidos em questões relacionadas com o investimento, o empreendedorismo, a investigação, a inovação e as PME”.
Em 2018, a Comissão apresentará propostas pormenorizadas para a próxima geração de programas financeiros para o quadro financeiro plurianual pós-2020, que constitui o orçamento da UE a longo prazo.
Atingir objectivos
Estas propostas serão concebidas de modo a permitir que a UE atinja os objectivos fixados nos domínios mais importantes em que a sua intervenção possa ser mais eficaz do que a acção isolada dos Estados-membros. “Para tal, é necessário fazer uma avaliação cuidadosa tanto do que funcionou bem no passado como do que poderá ser melhorado no futuro”, frisa fonte da Comissão.
Esta consulta integra-se nesse processo e tem como objectivo recolher opiniões de todas as partes interessadas sobre a forma de tirar o máximo partido de cada euro do orçamento da UE.
Foram realizadas consultas no âmbito de avaliações dos programas financeiros da UE em vigor em vários domínios, nomeadamente sobre o seu desempenho actual e os desafios futuros. As opiniões expressas pelas partes interessadas nestas consultas serão tidas em conta no processo de elaboração do futuro quadro financeiro plurianual, actualmente em curso.
Como participar
O questionário está disponível em 23 línguas da UE. Pode responder-lhe em qualquer uma das línguas oficiais da União. Deverá precisar de cerca de 30 minutos para responder às perguntas.
Clique aqui para aceder ao questionário.
Agricultura e Mar Actual