A comercialização de vinho generoso “Madeira” rondou os 736 milhares de litros, nos primeiros três meses de 2017, traduzindo-se em receitas de primeira venda de 4,3 milhões de euros, segundo os dados do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira. Comparativamente ao período homólogo registaram-se acréscimos de 12,0% na quantidade e de 13,8% no valor.
Os dados mostram que o mercado externo foi o responsável por esta evolução. Com efeito, as exportações quer para os países terceiros (+39,5% em volume e +29,1% em valor) quer para os países da União Europeia (+5,9% em quantidade e +5,8% em receitas de primeira venda) aumentaram em termos homólogos. As vendas para o continente também mais que duplicaram, enquanto, tendência inversa foi observada nas vendas no mercado regional quer em quantidade (-6,7%) quer em valor (-3,1%).
Estados Unidos e França os principais compradores
Nos dois mercados externos que geraram maior retorno financeiro nas vendas de Vinho Madeira – EUA e França – os crescimentos em valor foram de 60,7% e 29,9%, com os montantes transaccionados de vinho “Madeira” a superarem os 696,7 milhões de euros no primeiro caso e os 639,5 milhões de euros no segundo.
Agricultura e Mar Actual