Início / Agenda / Colheita de batata na AgroGlobal realiza-se a 9 e 10 de Setembro

Colheita de batata na AgroGlobal realiza-se a 9 e 10 de Setembro

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal informa que os ensaios de variedades de batata de indústria no campo da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas, estão quase no final do seu ciclo. O campo neste momento já se encontra em fase senescente e a colheita da batata está prevista para 9 e 10 de Setembro de forma faseada. Algumas imagens da colheita serão transmitidas em live streaming, no dia 11 de Setembro pelo canal da AgroGlobal e dos seus media partners.

Será possível visitar o campo mediante convite nos dias 9 e 10 de Setembro, com o devido cuidado, desde que sejam observadas as regras sanitárias estabelecidas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), nomeadamente de distanciamento social e concentração de pessoas.

A AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas, o maior evento profissional agrícola do País, teria este ano a sua sétima edição, de 9 a 11 de Setembro, em Valada do Ribatejo. As expectativas apontavam para 475 empresas ligadas ao sector agroflorestal que visavam estabelecer novos contactos, partilhar novos conceitos e tecnologias entre si e com os milhares de empresários agrícolas visitantes.

Mas a pandemia de Covid-19 veio mudar os planos. A maior feira agrícola ibérica dedicada aos profissionais volta a 6, 7 e 8 de Julho de 2021. No entanto, os dias de 9 a 11 de Setembro vão ser marcados por um ciclo de conferências, virtuais, sobre questões agrícolas actuais.

Agricultura não pode parar

Diz a direcção da Porbatata que a “colheita seria o culminar de uma acção que se idealizou integrada na AgroGlobal 2020”. Mas “a pandemia alterou toda a realização deste grande evento nacional, mas a agricultura não pode parar, pelo que as operações culturais seguiram o seu ritmo normal”.

Explica um comunicado da Porbatata que foram feitas análises de solo e a preparação do solo foi a apropriada para a sementeira que decorreu no final de Abril. Uma semana depois aplicou-se herbicida em pré-emergência e fez-se a amontoa. A emergência deu-se sem grandes incidentes.

Em meados de Maio fez-se a adubação de cobertura e fez-se o primeiro tratamento de fungicidada/insecticida. As chuvas de Maio, trouxeram alguma incidência de míldio e verificou-se a ocorrência de algumas pragas, no entanto a pronta disponibilidade dos técnicos responsáveis pelo campo de ensaio, assegurou a eficaz resolução de forma atempada, não comprometendo o desenvolvimento da cultura.

Com os tratamentos fitossanitários com fungicidas e insecticidas, foram em simultâneo aplicados estimulantes foliares e de calibre. A tuberização ocorreu em todas as variedades, entre final de Maio e início de Junho. No início de Agosto foram retiradas amostras de batatas às quais foram feitos testes de matéria seca, para verificar a evolução da qualidade.

A realização da colheita está planeada da seguinte forma:

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.