A CNA – Confederação Nacional da Agricultura está a promover acção de formação para agricultores “Modo de Produção Biológico Geral (MPB Geral)”, em Coimbra e noutros pontos do País, em datas e locais a anunciar. As inscrições estão já abertas.
A acção tem a duração de 50 horas presenciais e dirige-se a agricultores e afins que produzem em modo de produção biológico no âmbito da acção n.º 7.1 “Agricultura Biológica”, com enquadramento legal na Portaria n.º 25/2015, de 9 de Fevereiro.
O regime do curso será misto (laboral e pós laboral), funcionando este com um mínimo de 12 formandos e um máximo de 16 formandos. Esta formação não é financiada e tem um custo de 170 euros por participante (isento IVA). Valor que inclui o Certificado de Qualificações homologado pela DRAP e o seguro de Acidentes Pessoais.
Os participantes terão de ter idade igual ou superior a 18 anos, sendo a habilitação mínima de acesso o 1.º Ciclo (antiga 4ª classe) e em função do ano de nascimento. Podem ser aceites formandos que não possuam a escolaridade mínima, desde que se comprove que sabem ler, escrever e interpretar um texto.
Objectivos
Os objectivos desta formação passam por identificar os princípios do modo de produção biológico (MPB); reconhecer as técnicas aplicadas no MPB; executar as operações culturais de preparação, manutenção e fertilização do solo, protecção das plantas, rega e colheita, segundo os princípios do Modo de Produção Biológico do MPB; executar as operações de maneio alimentar, sanidade, bem-estar animal e de produção, segundo os princípios do Modo de Produção Biológico; e reconhecer as normas de controlo e de certificação.
A formação será contínua e presencial, com recurso a métodos expositivos, interrogativo, demonstrativos e métodos participativos.
Para mais informações contactar a CNA, na Rua do Brasil, n.º 155, em Coimbra, através do telefone 239 708960, ou do e-mail cna@cna.pt.
Agricultura e Mar Actual