Início / Agricultura / CATAA recebeu 5ª edição da Academia do Centro de Frutologia da Compal

CATAA recebeu 5ª edição da Academia do Centro de Frutologia da Compal

O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, de Castelo Branco, recebeu no passado dia 8 de Junho de 2017, uma sessão orientada para empreendedores frutícolas, inserida no plano de formações promovido pela Academia do Centro de Frutologia da Compal (CFC), que já vai na sua 5ª edição.

“Este é um resultado inequívoco do trabalho que tem sido realizado na região, quer ao nível da cooperação, quer ao nível do apoio ao empreendedorismo e à inovação. Consideramos crucial a dinamização das relações entre os centros de saber, os empreendedores e as empresas: O CATAA é uma instituição de portas abertas de e para o conhecimento, pelo que muito valorizamos e nos dignifica este tipo de parceria”, referiu Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Associação CATAA.

Luís Correia comentava desta forma, as condições criadas na região Centro à realização de eventos como este, de partilha de sinergias, por meio de parcerias como a que foi estabelecida recentemente entre o CATAA e o Centro de Frutologia da Compal.

O evento reuniu cerca de 40 participantes, entre os quais empreendedores e empresários do sector frutícola de todo o país, com produções de Mirtilos, Framboesas, Amora, Cereja, Maçã, Pera Rocha, Diospiro, Limão, Marmelo e Kiwi, e entidades que aportam conhecimento para o setor tais como, o Centro de Frutologia da Compal, o CATAA, a Inovcluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, a AAPIM – Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha, e a APN – Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Gestão da rega

Pelo alcance e importância desta iniciativa, estiveram presentes, ainda que não pertencentes ao sector frutícola, empresas que pela originalidade dos seus produtos ou detentoras de tecnologia inovadora foram convidados a participar nesta sessão, como foi o caso da AGROOP, uma start-up que disponibiliza ao sector frutícola soluções inovadoras para uma gestão eficiente da rega.

A certificação e o modo de produção biológica, a nutrição e o valor nutricional da fruta, o neuromarketing e a inovação, assim como a construção de valor acrescentado aos produtos frutícolas portugueses foram os temas centrais das comunicações apresentadas.

A sessão incluiu a realização de testes neurosensoriais aplicados ao sector agro-alimentar com a demonstração de funcionalidade, resultados, aplicabilidade e benefícios no âmbito do projecto BrainAswer. Foram ainda apresentados e testemunhados Casos Práticos de empresas agrícolas seguidos da intervenção da Inovcluster, “Tendências no Sector Agroalimentar 2017” bem como a apresentação, por parte do director do CATAA, Luís Pinto de Andrade, dos projectos do CATAA em curso – Inov2agro, Transfer2agro e INNOACE.

Na segunda parte dos trabalhos, já durante a tarde, foi efectuada uma visita às instalações do CATAA onde foi possível visitar os laboratórios de Físico-química e Microbiologia e as 4 Unidades Piloto – de Cárneos, Hortofrutícolas, Lácteos e Azeite, devidamente equipadas, como evidenciou uma das visitantes, Luísa Cardoso, “Importante visita que nos deu a conhecer um fantástico projecto com enormes benefícios, ferramentas, ao dispor do sector agro-alimentar”.

Certificação

Seguiram-se as intervenções da AAPIM sobre o tema “A importância da produção biológica certificada” e da APN, “Conhecer o valor nutricional para melhor valorizar a fruta”, durante a tarde decorreram novamente, a partilha de novos testemunhos de produtores A Academia aposta no reforço das competências técnicas e de gestão da nova geração de fruticultores.

Tem como objectivos, transmitir os conhecimentos sobre a fruta e seus derivados, nomeadamente, processos sustentáveis da fruticultura e quais as melhores práticas no âmbito da produção e gestão agrícola e ainda, promover o networking incentivando a colaboração e parcerias entre produtores no sector.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 more

Verifique também

Seafood Expo Global junta mais de 2.000 empresas expositoras de frutos do mar em Barcelona

Partilhar             more  ​​A Seafood Expo Global/Seafood Processing Global, a maior feira de frutos do mar do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.