A CNA – Confederação Nacional da Agricultura está a organizar a Conferência Nacional: Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa, que ocorrerá em 23 e 24 de Junho, em Coimbra, nos Auditórios da Escola Superior Agrária de Coimbra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
Com esta Conferência, a CNA pretende enriquecer a Proposta do Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa aprovada no seu 7º Congresso, a maior iniciativa realizada em Portugal, no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar, declarado pela ONU.
O evento contará a participação de representantes da agricultura familiar, dirigentes do associativismo agrícola, convidados de “entidades amigas da CNA”. “Com estes e com a participação de académicos e especialistas das diversas áreas relacionadas com a agricultura familiar, designadamente na área da fiscalidade, da economia, da saúde pública, da segurança social, da cultura, da biologia, na climatologia, na sustentabilidade dos territórios, do abastecimento público”, diz fonte da organização da Conferência.
Para a Conferência estão convidados o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, além dos Grupos Parlamentares.
Unir forças
A mesma fonte da CNA diz que, com esta Conferência, quer “unir forças e sensibilidades que levem à consagração legislativa do reconhecimento da importância e da necessidade de defender e de promover uma agricultura familiar dinâmica, que reconheça o direito à terra que trabalha, o direito a produzir e a contribuir para uma alimentação de qualidade e para alcançarmos a nossa soberania alimentar”.
Pode consultar o programa aqui.
Agricultura e Mar Actual