A Primavera é uma óptima altura para plantar, controlar infestantes e adubar. E o Projecto Melhor Eucalipto, promovido pela Celpa – Associação da Indústria Papeleira explica o tema da plantação.
Tal como é explicado no site do Projecto Melhor Eucalipto, esta deve ser feita em três tempos. Primeiro, deve-se planear; depois, iniciar a plantação (na Primavera ou no Outono) e, finalmente, cuidar da plantação instalada. Cada um destes momentos tem tarefas específicas, que a Agricultura e Mar Actual aqui transcreve.
Antes de plantar
Dizem os especialistas da Celpa que antes de plantar, deve planear o máximo possível, assegurando a legalidade e o cumprimento das regras e das melhores práticas em todo o processo, escolhendo o local onde vai comprar as melhores plantas (veja lista de viveiros aqui) e contratando quem precisa de contratar (aqui).
Mas, o que deve concretamente no campo ter em atenção?
Humidade da terra
Evite plantar em terras muito secas ou com excesso de água. Mas aproveite a humidade da melhor forma. Em zonas de clima mais seco, normalmente mais a Sul do País, a plantação pode começar logo em Fevereiro. Em zonas com maior precipitação, pode esperar pelos meses de Março ou Abril. Evite, no entanto, a plantação no final da Primavera, pois as plantas podem não ter tempo para desenvolver raízes que sobrevivam à seca do Verão.
Estado das plantas
O bom estado das plantas desde a sua chegada até ao momento da sua utilização. Minimize a permanência das plantas em campo ou locais fechados, de modo a evitar perdas por desenvolvimento de fungos ou seca. Deve, a este propósito, regar as plantas sempre que necessário, assegurando que, no momento da plantação, o torrão está suficientemente húmido.
Número de árvores
Deve também definir o número de árvores que pretende plantar, tendo sempre em conta que plantar árvores mais juntas não significa produzir mais. Fica uma dica: quanto mais fértil e plano for o terreno mais árvores poderá plantar. No guia da Rearborização, disponível aqui, o Projecto Melhor Eucalipto explica-lhe qual a distância entre linhas, entre árvores e qual a densidade aconselhada conforme a precipitação anual da área em questão. E explica ainda qual é a distância entre linhas aconselhada nos terraços.
Durante a plantação, o Projecto explica que deve plantar no fundo do sulco aberto na preparação do terreno, onde o solo se encontra mais descompactado e com melhores condições de enraizamento. Em terrenos sulcados, as plantas devem ser plantadas no sulco central. Nos terraços, a plantação deve ser feita no sulco exterior da ripagem.
As plantas devem ser colocadas na vertical para não danificar as raízes, devendo utilizar-se preferencialmente o tubo de plantação e no momento da plantação, a planta deve apresentar folhas em todo o tronco, sem manchas e o torrão inteiro e consolidado, não devendo ser utilizada no caso do torrão se desfazer. O torrão deve ficar coberto de terra, devendo o solo envolvente ser levemente acamado para evitar a formação de bolsas de ar.
Após a plantação, se mais de 5% das plantas não sobreviverem, devem ser imediatamente substituídas. É também depois da plantação que se deve adubar e controlar as infestantes, referem os especialistas do Projecto Mais Eucalipto.
Agricultura e Mar Actual
adaptabilidade de especies