O Grupo Parlamentar do Chega quer saber que “modelo de compensações está a ser criado/trabalhado, para que se possa encontrar uma fórmula de recompensa aos pescadores” pela ocupação do mar com parques eólicos e, concretamente, “que contrapartidas estão a ser ponderadas”.
As perguntas, entregues na Assembleia da República, são dirigidas à secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar, onde os deputados do Chega referem que a governante “anunciou ontem [17 de Julho] no Jornal de Notícias, que o Governo está a estudar um modelo de compensações à pesca e actividades no mar, pela instalação dos futuros parques eólicos offshore. Adiantou também que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai avaliar o impacto daquele tipo de projectos”.
“Mais informou que a exploração do espaço marítimo pode e deve ser feita em estreita colaboração com quem está permanentemente no mar, salientando que a exploração de energias renováveis no mar avançará em ampla sintonia com o sector das pescas e contemplando também a compatibilização com a protecção ambiental”, acrescenta o Grupo Parlamentar do Chega nas perguntas enviadas à secretária de Estado das Pescas.
Agricultura e Mar