O Almirante António Silva Ribeiro tomou hoje, 10 de Dezembro, posse como Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional (AMN), no Palácio de Belém, pelas 12h30, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Na próxima segunda-feira, dia 12 de Dezembro, o novo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional irá apresentar-se pela primeira vez, enquanto tal, na Casa da Balança, localizada nas Instalações Centrais de Marinha, onde irá proferir uma alocução.
O almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro nasceu em Pombal, a 14 de Outubro de 1957. É casado e tem dois filhos adultos. Vive no Seixal. Ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de Guarda Marinha em Outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia. Possui o Doutoramento em Ciência Política e o Mestrado em Estratégia. Possui, igualmente, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.
O Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante António Silva Ribeiro exerceu anteriormente, como oficial general, as funções de director-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, de Superintendente do Material, de Director-geral do Instituto Hidrográfico, de Subchefe do Estado-Maior da Armada, de Secretário do Conselho do Almirantado e de Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.
Complementarmente à sua carreira militar, o almirante Silva Ribeiro é um académico especializado nas áreas de Estratégia, Ciência Politica e História. Actualmente lecciona e supervisiona investigações em algumas das principais Universidades e Centros de Investigação de Portugal. Tem uma extensa obra publicada, e é orador habitual em conferências sobre Assuntos Militares e Políticos, Relações Internacionais e Estratégia.
Carreira Militar
Como oficial superior desempenhou os cargos de: Chefe da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; coordenador da Área de Ensino de Estratégia e professor de Estratégia e Planeamento Estratégico do Instituto Superior Naval de Guerra; Comandante do Agrupamento de Navios Hidrográficos; Comandante do NRP Almeida Carvalho; Director de Pesquisa e Operações do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e Militares; Assessor no Instituto de Defesa Nacional; Chefe da Secção de Planeamento de Forças da Divisão de Planeamento do Estado-Maior da Armada; Adjunto do Chefe do Departamento de Estudos Estratégicos e Militares da Direcção-Geral da Política de Defesa Nacional; e Comandante do NRP Andrómeda. Como oficial subalterno desempenhou o cargo de Chefe de Serviço de Navegação do NRP João Belo.
No Instituto Hidrográfico foi: Adjunto do Chefe da Divisão de Dinâmica de Costas e Estuários; Chefe da Secção de Publicações Náuticas; Adjunto do Director Técnico para a cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa; Chefe do Núcleo de Estudos Técnico-Navais; Representante na Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e Aproveitamentos Hidráulicos. Foi, ainda, Imediato do NRP Save e Adjunto do Chefe do Serviço de Navegação do NRP São Gabriel.
Agricultura e Mar Actual