A obra de reabilitação do antigo posto da guarda fiscal de Porto Novo para a criação no mesmo do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras está a ter início, anuncia a Câmara Municipal de Torres Vedras. A cerimónia de assinatura do auto de consignação para a execução da respectiva empreitada realizou-se no dia 1 de Fevereiro, num dos edifícios onde a mesma tem lugar. O objectivo é a disseminação de conhecimento para a comunidade.
Representando um investimento de cerca de 216 mil euros, o qual é suportado em cerca de 170 mil euros pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, a intervenção, que é executada pela Antusil — Sociedade de Construções e promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, na qualidade de cessionário do respectivo imóvel (propriedade do Estado), deverá estar concluída no final do ano.
Refere a autarquia em nota de imprensa que o Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras concretiza a Estratégia de Desenvolvimento Local ecoMAR, que tem como área de incidência a zona costeira dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã.
Coordenação científica
A actividade deste centro, cuja coordenação científica e técnica será assegurada pela Universidade Nova de Lisboa, tendo o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (polo NOVA) como centro de investigação de suporte, assentará em quatro eixos.
O primeiro passa por capacitar os estudantes com os fundamentos e conceitos mais recentes e as estratégias, técnicas e métodos mais inovadores de literacia oceânica e costeira. O segundo, proporcionar a investigação nos domínios do mar e das zonas costeiras através do acolhimento de estudantes de mestrado e doutoramento.
O terceiro por acolher a realização de acções de educação-acção e de workshops e programas de sensibilização e educação cívica e ecológica nas áreas temáticas da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, assim como do património e da cultura marítima.
Por último, partilhar conhecimento relativo à valorização e conservação dos recursos costeiros, bem como ao património natural e cultural do litoral do Concelho.
A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues considera que a criação do Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras será uma “âncora” no que toca ao trabalho de desenvolvimento da zona costeira do Concelho, no âmbito do qual as questões económicas têm de ser harmonizadas com as questões ambientais.
Agricultura e Mar Actual