O Hipódromo Municipal de Carvalho, em Celorico de Basto, recebe a XXIII Corrida de Cavalos no dia 18 de Agosto, a partir das 16 horas. Cavalos a galope e trote atrelado, a contar para o Campeonato Nacional. E, até ao mesmo dia, Celorico de Basto conta com a XXII Feira de Artesanato e Gastronomia, a decorrer no Mercado Municipal.
Um dos certames mais atractivos da região de Basto abriu oficialmente ao público no dia 14 de Agosto,contando com 120 stands de artesanato, espaço das artes, 6 restaurantes, espaços para vinhos verdes do concelho e espaços para iguarias gastronómicas.
Aposta na qualidade
O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, durante a abertura oficial deste evento disse que depois de estabilizado o crescimento a aposta é na qualidade. “A aposta é na qualidade, depois de estabilizado o crescimento deste certame o nosso trabalho está voltado para a qualidade do que é apresentado. O melhor artesanato, gastronomia e vinhos, todos em conjunto tornam este certame um verdadeiro sucesso. É um evento de qualidade que atrai muitos visitantes dos concelhos limítrofes e turistas”.
O autarca demarcou ainda o potencial económico desta Feira. “Este evento tem um potencial económico muito grande no concelho e no próprio recinto da feira, aqui são feitos muitos negócios. Um grande investimento do Município, mas com um retorno incomensurável”.
Artesão na arte de transformar madeira
Este certame prima pela excelência no artesanato apresentado com vários artesãos ao vivo a mostrar a arte de bem-fazer aos visitantes. Henrique Rodrigues Pereira é artesão na arte de transformar madeira em verdadeiras obras de arte. “Estou nesta feira há 9 anos e gosto muito. Trabalho em madeira e, com algum engenho, transformo-a nestas peças que estão aqui expostas. É um trabalho demorado, meticuloso, mas que faço com muita dedicação e gosto”. Henrique Pereira é, nos últimos anos, a imagem desta feira do Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos.
O certame decorre até dia 18 de Agosto. No sábado e domingo abre portas às 14h30. Em todos os dias de feira encerra à 1h00. A entrada é livre e a animação é permanente.
Agricultura e Mar Actual