Início / Agricultura / Cebola da Madeira reconhecida com Denominação de Origem Protegida

Cebola da Madeira reconhecida com Denominação de Origem Protegida

O Governo Regional da Madeira informa que foi concluído o processo de registo oficial da denominação “Cebola da Madeira” como Denominação de Origem Protegida (DOP), pelo que os agricultores regionais que produzam nas suas explorações das ilhas da Madeira e do Porto Santo cebolas das variedades tradicionais obtidas nas ilhas, nomeadamente: a Branca; a Pião; a Bujanico; a Vermelha; a Roxa e a Do Tarde, seguindo as práticas tradicionais das ilhas, poderão comercializar a sua produção com a denominação legal “Cebola da Madeira – Denominação de Origem Protegida” ou “Cebola da Madeira-DOP” e utilizar o símbolo gráfico europeu aplicável.

O Director Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Madeira, Marco Caldeira entende que a “publicação deste registo neste momento acaba por ser muito oportuno porque os agricultores da Madeira e do Porto Santo devem iniciar em breve a sua “horta de cebolinho” para posterior produção de cebolas, pelo que será muito importante alertar para o facto de que apenas as cebolas das variedades tradicionais regionais a Branca; a Pião; a Bujanico; a Vermelha; a Roxa e a Do Tarde, correspondem à Cebola da Madeira – DOP”.

Regras

Segundo avança uma nota de imprensa do Executivo madeirense, a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural informa que “as cebolas de outras variedades nacionais que começam a ter muita procura no mercado regional, como uma roxa recentemente introduzida e que dizem ser mais doce, quando sejam produzidas na Madeira ou no Porto Santo poderão ser comercializadas como “Produto da Madeira” e “Produto da Madeira-Ilha do Porto Santo”, mas não como Cebola da Madeira – DOP”.

A oficialização deste registo resulta da publicação do Regulamento de Execução (UE) 2023/2658 da Comissão de 21 de Novembro de 2023 relativo à inscrição da denominação “Cebola da Madeira” (DOP) no registo no registo das denominações de origem protegidas e das indicações geográficas protegidas europeias.

Cebola da Madeira

Os bolbos das variedades tradicionais de “Cebola da Madeira” apresentam características morfológicas próprias. Os bolbos são bastante suculentos, com teores médios de matéria seca próximos dos 10 g/100 g, que podem ser ligeiramente superiores quando produzidos na Ilha do Porto Santo.

Apresentam elevada riqueza em hidratos de carbono (em média superior a 7 g/100 g) e em vitamina C (em média superior a 10 mg/100 g), que lhes conferem características organolépticas e propriedades antioxidantes, desde sempre valorizadas pelos consumidores locais.

Quando crua, a “Cebola da Madeira” apresenta consistência crocante e suculenta, mais ou menos tenra e pouco fibrosa. Cozinhada fica menos estaladiça, mais sumarenta e translúcida.

O seu aroma é característico e adocicado, com ligeiras notas a enxofre ou a alho, vegetal e fresco ou terroso.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.