O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo, promove mais uma sessão da iniciativa “Um Dia Com”, com o tema “A sustentabilidade e o bem-estar animal do porco ibérico no Montado”, no dia 25 de Março, a partir das 11h30, via Zoom. A sessão é aberta a investigadores, produtores, empresas e a todo o público interessado no tema.
Este webinar terá como convidado Javier Garcia Gudiño, Investigador no Centro de Investigações Científicas e Tecnológicas da Extremadura (CITYTEX), em Espanha, que irá abordar a produção do Porco Ibérico, tradicionalmente ligado ao agroecossistema do Montado, que ultimamente enfrenta dificuldades face à resposta de recursos suficientes para acompanhar o aumento da produção pecuária, refere uma nota de agenda do CEBAL.
Um dos principais temas a abordar na próxima sessão “Um Dia Com” é a produção de Porco Ibérico, que tem aumentado muito nas últimas décadas, e por consequência tem vindo a afectar o equilíbrio natural do Montado. Algumas das consequências do aumento da produção do Porco Ibérico reflectem-se através da limitação da área de pasto, da falta de rentabilidade das explorações pecuárias e da menor disponibilidade de recursos alimentares (que são as bases deste sistema produtivo), o que resulta na sobreexploração deste agroecossistema tão único e singular, como é o Montado, ameaçando o seu equilíbrio face a uma produção pecuária tradicional.
Face a estes desafios, a União Europeia fomenta métodos e técnicas de produção agrária mais sustentáveis, potenciados por uma maior sensibilização da sociedade, para sistemas de produção mais conscientes para o ambiente e para os animais.
Neste sentido, o convidado desta sessão, o investigador Javier Garcia Gudiño, abordará planos de ação que permitam encontrar pontos de melhoria a nível ambiental, económico e social, cruciais para garantir o futuro a longo prazo do sistema tradicional de produção do porco suíno e a preservação das áreas de Montado.
O Porco Ibérico é uma raça de porco autóctone (originária) de Espanha, que predomina em áreas de pastagem, especialmente na região da Extremadura. De forma semelhante, em Portugal, existe o Porco Alentejano que predomina essencialmente em áreas de pastagem de Montado, na região do Alentejo.
Mas tanto o Porco Alentejano como o Porco Ibérico, derivam do tronco comum Ibérico, resultante da domesticação do Javali mediterrânico. Ambas são muito reconhecidas e apreciadas pela gastronomia nacional portuguesa e espanhola, à conta da sua carne e derivados de alta qualidade.
Com esta sessão, será possível conhecer melhor a experiência espanhola, partilhar e reflectir para a realidade portuguesa, com o objectivo de aumentar a valorização do porco alentejano e promover o seu desenvolvimento, bem como o do Montado português, através de práticas de produção sustentáveis, que priorizem o bem-estar animal e o ambiente, refere a mesma nota.
Para assistir ao evento, na próxima segunda-feira, aceda à plataforma Zoom aqui.
Agricultura e Mar