O Cebal — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo organiza, na próxima terça-feira, dia 17 de Maio, a partir das 14h30, a sessão online “Aspectos agronómicos e uso do Figo da índia como forragem na dieta de ruminantes: Experiência Brasileira”, com Francisco Carvalho, Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Brasil, no âmbito do Ciclo de Conferências “Co-produtos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”.
Nesta sessão a palma do figo da índia estará em destaque e serão apresentados os aspectos agronómicos do seu cultivo, como as espécies cultivadas, a produção de matéria/ha e o custo, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Brasil e acompanhado pela equipa de investigação coordenada por Francisco Carvalho, Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Brasil.
A palma forrageira, é já muito utilizada para a alimentação de ruminantes no Brasil, pelo que serão também apresentados resultados, vantagens e limitações do uso de palma forrageira na dieta de ruminantes, como vacas e cabras leiteiras e ovinos de carne, e o efeito na qualidade dos seus produtos.
Sessão aberta ao público
A sessão online poderá ser acompanhada em directo na plataforma zoom aqui. É aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.
Esta iniciativa está inserida nas actividades do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, que se assinala no dia 18 de Maio, e que procura despertar o entusiasmo e chamar a atenção para a importância da ciência das plantas em diversos campos, da agricultura e produção sustentável de alimentos à horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares.
O Cebal, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), irá continuar a promover este Ciclo de Conferências, bimestralmente, em que convidará investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal, com o objectivo de promover a utilização de subprodutos agroindustriais na alimentação animal, contribuir para fomentar a partilha de experiências e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o sector pecuário.
Agricultura e Mar