Início / Agenda / CCDR Algarve debate desafios ambientais da agricultura algarvia na FATACIL a 24 de Agosto

CCDR Algarve debate desafios ambientais da agricultura algarvia na FATACIL a 24 de Agosto

A FATACIL — Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa acolhe no próximo dia 24 de Agosto, a partir das 16 horas, a Conferência “ESG – Ambiente e Sustentabilidade: desafios actuais e futuros para a Agricultura no Algarve”. Uma iniciativa com a chancela da Comissão de Coordenação Regional do Algarve – Agricultura e Pescas (CCDR Algarve), que decorrerá no Convento S. José. A participação é gratuita.

A acuidade e relevância do tema, concretamente, os maiores desafios e impactos para a implementação do ESG (environmental, social and corporate governance) nas empresas do sector agroalimentar, mas também as oportunidades que daí emergem, é o mote para a realização da Conferência, realça uma nota de agenda da CCDR Algarve.

A sigla ESG (environmental, social and corporate governance) corresponde a uma “tríade de responsabilidades ambientais, sociais e de governança que uma empresa ou organização deve desenvolver para alcançar o seu desenvolvimento sustentável no mercado, tendo sido apresentada pela primeira vez em 2004 numa publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com o Pacto Global da ONU e várias instituições financeiras internacionais, chamada Who Cares Wins (“ganha quem se importa”)”, adianta a mesma nota.

O tema tem “granjeado muita atenção na União Europeia, sobretudo desde 2019, com múltiplas iniciativas regulatórias de entre as quais destacamos as recentes Normas Europeias para Reporte de Sustentabilidade”, acrescenta.

Dois painéis

A conferência divide-se em dois painéis: “ESG e Agricultura: Implicações e oportunidades”, por Georgete Félix, do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e “ESG – O papel das instituições financeiras”, com a participação de representantes de alguns dos principais bancos nacionais.

Esta Conferência termina com uma mesa redonda — “ESG | Adaptação e desafios para o sector agrícola do Algarve num contexto de alterações climáticas”, com a participação da FedAgri — Federação de Agricultura do Algarve, AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CNA — Confederação Nacional da Agricultura e AJAP — Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

A Fatacil decorre de 16 a 25 de Agosto, este ano na sua 43ª edição. É o maior evento de actividades económicas do Sul de Portugal, organizado pelo Município de Lagoa com a co-organização da CCDR Algarve, cuja presença se divide em duas grandes áreas – o espaço “Amar a Terra”, com expositores do agroalimentar, artesanato e uma zona de refeições, e o espaço da Agropecuária, com a exposição de espécimes de raças pecuárias autóctones, além da dinamização de muitas actividades, como showcookings, apresentações/demonstrações de produtos inovadores da região e provas de vinhos.

Programa

16h00 | Sessão de abertura:
· Luís Encarnação
Presidente da Câmara Municipal de Lagoa
· Pedro valadas Monteiro
Vice-Presidente da CCDR Algarve

16h20 | “ESG e Agricultura:
Implicações e oportunidades”
· Luís Serra Coelho
UAlg
· Georgete Félix
INIAV

16h50 | “ESG – O papel das
instituições financeiras”
· BPI – Miguel Montenegro Silva
· Crédito Agrícola – CGD – Millenium – a aguardar indicação de orador

17h30 | Mesa-redonda
“ESG | Adaptação e desafios para o sector agrícola do Algarve num contexto de alterações climáticas”
· Federação da Agricultura Algarvia (FEDAGRI)
– Tiago Andrade
· AHSA – Miguel Pedro
· CAP – a aguardar indicação de orador
· CONFAGRI – Nuno Serra
· CNA – João Varela dos Santos
· AJAP – José Firmino

18h30 | Sessão de Encerramento
· Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.