O sistema de avisos para pinheiro manso SafePinea, desenvolvido no âmbito do Grupo Operacional + Pinhão e promovido pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica, alerta para os cuidados a ter com a doença Diplodia sapinea (Sphaeropsis sapinea). Através desta plataforma os técnicos e proprietários florestais podem registar-se e receber …
Ler mais »Fileira do pinho fecha 2024 com exportações de 2,5 mil milhões de euros
As exportações de bens da fileira do pinho ascenderam a 2,5 mil milhões de euros em 2024, de acordo com os mais recentes indicadores de Comércio Internacional do INE, analisados pelo Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho. A fileira do pinho representou, no ano passado, …
Ler mais »Pinus TV apresenta “Estórias do pinhal- bravo: Escaladores do CENASEF”
O Centro Pinus — Associação para a Valorização da Floresta de Pinho revisitou o Pomar Clonal da Mata Nacional de Escaroupim e acompanhou a colheita de semente de pinheiro-bravo de categoria “qualificada” pelos Escaladores do CENASEF — Centro Nacional de Sementes Florestais do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza …
Ler mais »Controlo de háquea-picante em pinhal-bravo. Saiba tudo na edição técnica Centro de Competências
A gestão e o controlo da espécie invasora háquea-picante (Hakea decurrens), uma presença cada vez mais comum nas áreas florestais, incluindo pinhais, é cada vez mais essencial. Por isso, o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo disponibilizou uma edição técnica, destinada a técnicos e gestores de pinhais. A háquea-picante possui geralmente …
Ler mais »Centro de Competências do Pinheiro-Bravo publica edição técnica sobre controlo de acácia-de-espigas em pinhal-bravo
O Centro de Competências do Pinheiro-Bravo acaba de disponibilizar a segunda edição técnica sobre a gestão de invasoras lenhosas em pinhal, desta vez dedicada ao “Controlo de acácia-de-espigas em pinhal-bravo”, com o objectivo de compilar a melhor informação técnica e científica disponível sobre o controlo desta espécie, na perspectiva da gestão …
Ler mais »Pinha de pinheiro-manso. Saiba tudo sobre o regime jurídico aplicável à colheita e transporte
A 1 de Dezembro de 2024 arrancou mais um novo período legal de apanha de pinhas de pinheiro-manso, sendo permitida a colheita até ao dia 31 de Março de 2024. O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas reuniu uma série de perguntas e respostas sobre o regime jurídico …
Ler mais »Empresa sul-coreana procura distribuidores de tecnologia de biocontrolo da doença da murchidão do pinheiro
Uma empresa da Coreia do Sul, que desenvolveu uma tecnologia de biocontrolo da doença da murchidão do pinheiro, utilizando a pulverização da aérea de uma estirpe de Bacillus, procura expandir-se para o mercado europeu. Já comercializada na Coreia do Sul, a empresa procura agora parcerias europeias para distribuição e comercialização. …
Ler mais »Apanha da pinha de pinheiro-manso arranca a 1 de Dezembro. Comunicação obrigatória ao ICNF
Amanhã, 1 de Dezembro de 2024, arranca mais um novo período legal de apanha de pinhas de pinheiro-manso, sendo permitida a colheita até ao dia 31 de Março de 2024. O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas relembra que o regime jurídico aplicável à colheita, transporte, …
Ler mais »GNR apreende 175 Kg de pinha de pinheiro-manso colhida antes do período legal
A apanha de pinhas de pinheiro-manso só é permitida a partir do dia 1 de Dezembro (inclusive) até ao dia 31 de Março de cada ano civil. Nos restantes meses do ano, desde Abril a Novembro, é proibida a colheita. Pois foi isso mesmo que fez um homem de 34 …
Ler mais »Câmara de Viana do Castelo e ICNF oferecem ‘Pinheirinhos de Natal’
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Sector do Horto Municipal de Viana do Castelo e em parceria com o ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, como já é tradição, com a quadra natalícia prestes a chegar, oferece novamente os tradicionais “Pinheirinhos de Natal” …
Ler mais »