A Casa do Vinho Verde recebe a 1ª edição do Seminário “Microbiologia do solo e stress hídrico”, a 12 de Março, entre as 9h30 e as 12h30, no qual Antonio Palacios, da Universidade de Rioja, aborda um tema que nunca foi tão popular como nos últimos anos, somando cada vez mais estudos neste domínio.
Esta acção destina-se a quadros técnicos com funções nas áreas de produção: técnico vitícola, viticultor/agricultor, assalariado agrícola, empresas do sector vitícola, estudantes e outros profissionais interessados no tema.
“Contudo, as abordagens são díspares e os sistemas utilizados para as estudar complexos. Algumas das técnicas utilizadas podem ser relativamente rudimentares (como a técnica canadiana de enterrar as calças de algodão) ou infinitamente sofisticadas (como a abordagem metagenómica), por vezes mesmo em detrimento de certos princípios agronómicos (representatividade da amostra, profundidade de amostragem, etc.) ou de métodos analíticos a utilizar, o que faz desta uma abordagem multidisciplinar muito interessante. Tudo isto, juntamente com técnicas isotópicas (C13 e C14) utilizadas na medição do stress hídrico no vinho, dá-nos uma ideia do estado sanitário da vinha e das uvas”, refere uma nota de agenda da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
Conteúdo programático:
- Quadro global europeu de utilização dos solos
- Tipos de solos na vinha
- Microbiologia do solo, métodos de análise
- Actividade biológica do solo na vinha e sua medição
- Microrganismos do solo e fisiologia vegetal
- Relação entre a microbiologia do solo e a qualidade do vinho
- Medição isotópica do stress hídrico
- Conclusões e questões
Mais informações e inscrições aqui.
Agricultura e Mar
Acho muito importante a microbiologia do solo, a sua influência nas culturas, e qualidade dos produtos