A Casa de Santar, uma das marcas mais emblemáticas do Dão, acaba de lançar no mercado duas novas colheitas provenientes da emblemática Vinha dos Amores, onde nascem vinhos já distinguidos pela crítica nacional e internacional como os melhores de Portugal.
Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2021 e Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2019 são as novidades, com assinatura do enólogo Paulo Prior, que tem em mãos o desafio de “continuar o legado que esta marca centenária tem sabido preservar, ao longo dos anos, e ser capaz de surpreender o mercado com vinhos de um patamar de qualidade consistente, que têm vindo a ser reconhecidos tanto no nosso país como nos quatro cantos do mundo”, refere uma nota de imprensa do produtor.
“É na Casa de Santar, numa encosta de solo privilegiado e com uma exposição solar única, que se localizam as melhores uvas de Encruzado e de Touriga Nacional, que dão origem a alguns dos vinhos mais elegantes, da região e de Portugal. A Casa de Santar totaliza 103 hectares de vinha no Dão e a Vinha dos Amores é a parcela mais conhecida”, refere a mesma nota.
Nuno Abreu, director comercial e de marketing da Global Wines, refere que “a Vinha dos Amores é, sem dúvida, uma parcela muito especial para a Casa de Santar, sinónimo de qualidade e que, ao longo dos anos, tem conseguido afirmar a sua personalidade e consolidar o seu ADN. Os vinhos que nascem na Vinha dos Amores têm, efectivamente, características muito próprias e um patamar de elevada qualidade, já indissociável deste terroir, e que a marca tem continuadamente mantido”. E acrescenta: “estas duas novas colheitas fazem jus a isso mesmo, contribuindo para o posicionamento destes vinhos excepcionais”.
Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2021 é um vinho branco de aspecto cristalino e uma cor citrina intensa com tom esverdeado. A maturação é feita ao longo de 12 meses, em barricas de carvalho francês, dos quais três meses sobre borras finas – Bâtonnage. Seguem-se seis meses de estágio em garrafa. O aroma é complexo e igualmente intenso, com nuances de geleia de frutos de polpa branca. De sabor fresco, elegante, complexo, harmonioso e com longa persistência, é ideal para acompanhar iguarias à base de peixes e carnes de confecção estruturada da cozinha mediterrânica, chinesa, indiana e africana. A temperatura de consumo sugerida é de 10ºC.
Já o tinto Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2019, igualmente assinado por Paulo Prior, estagiou em barricas de carvalho francês e seis meses em garrafa. De aspecto límpido e cor granada intensa com notórios tons violáceos, o aroma é complexo e sentem-se frutos do bosque e frutos vermelhos bem maduros. Apresenta também notas de especiarias e frutos secos. O sabor é assumidamente frutado, macio, bem estruturado e com notória persistência final. À mesa acompanha bem queijos maturados e iguarias de confecção estruturada à base de peixes gordos e carnes vermelhas. Deve ser consumido a 16 – 18ºC.
Estas duas novidades da Casa de Santar têm o PVP recomendado de 30,00 euros e podem ser adquiridas aqui ou nas garrafeiras habituais.
Agricultura e Mar