A carne de coelho foi o produto oficial escolhido para testar as competências culinárias dos 18 concorrentes ao Prémio do Melhor Chef Cozinheiro do Ano.
O prestigiado e mais antigo concurso nacional de Chefs de cozinha, está de regresso para a sua 30.ª edição. Este ano decorre em sete etapas: três concursos regionais com várias acções de formação (entre as quais três com o Chef Hélio Loureiro e a Secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, Helena Real), a final nacional e, por fim, a cerimónia de entrega dos prémios.
Depois de concluída a selecção dos concorrentes, os 18 candidatos são agora desafiados a cozinhar vários pratos à base de carne de coelho, evidenciando a versatilidade do produto e as suas qualidades dietéticas e nutritivas.
Onde
Esta acção decorre no dia 16 de Abril, às 9h45m, na loja Makro de Coimbra, juntando dois dos principais patrocinadores do concurso – a ASPOC e a Makro.
Neste desafio, os 18 participantes serão divididos em duas equipas e terão de confeccionar, numa hora, uma entrada e um prato principal, utilizando carne de coelho.
A avaliação será feita por um júri, composto por membros da organização do concurso, clientes da loja Makro de Coimbra, jornalistas e ainda um elemento da ASPOC e outro da Makro Portugal.
Promoção da carne de coelho
Relembre-se que a primeira campanha europeia de promoção ao consumo da carne de coelho foi apresentada em 28 de Junho de 2018. Em Portugal, é a iniciativa é promovida pela ASPOC – Associação Portuguesa de Cunicultura e pela INTERCUN – Organizacion Interprofisional Cunicola.
A camapnha de promoção decorre em Portugal e Espanha nos próximos três anos e destina-se a combater a quebra do consumo desta carne, que se tem vindo a registar na última década.
Saiba mais aqui.
Agricultura e Mar Actual