O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, participa, no próximo dia 14 de Outubro, na reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia. Em análise volta a estar o processo de Reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e a estratégia da UE para as florestas pós-2020.
A reunião ocorrerá no Centro Europeu de Convenções do Luxemburgo, no Luxemburgo.
O Conselho deverá chegar a acordo sobre as possibilidades de pesca no mar Báltico para 2020 e sobre uma orientação geral parcial relativa ao futuro Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.
Os ministros deverão igualmente debater o pacote de reforma da PAC, a situação nos principais mercados agrícolas e a silvicultura.
Estratégia da UE para as Florestas pós-2020
Os ministros trocarão opiniões sobre uma estratégia para as florestas após 2020, levando em conta que o sector florestal desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da economia circular verde.
Por outro lado, vai ser debatida a intensificação da acção da UE para proteger e restaurar as florestas a nível mundial. A intensificação das acções de protecção das florestas existentes, a gestão sustentável das florestas e a criação activa e perene de novos cobertos florestais podem desempenhar um papel essencial nas políticas da UE para o desenvolvimento sustentável.
Mar Báltico: Possibilidades de pesca para 2020
O Conselho analisará também as possibilidades de pesca em 2020 no mar Báltico com vista a chegar a acordo sobre os totais admissíveis de capturas (TAC) e as quotas para as dez unidades populacionais comerciais mais importantes nesta bacia.
Espera-se que o Conselho decida complementar a orientação geral parcial sobre o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas pós-2020.
Agricultura e Mar Actual