O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou hoje, 14 de Junho, que está tranquilo quanto ao desfecho das negociações da nova PAC (Política Agrícola Comum) que “permitirá ao sector agrícola e aos agricultores continuar o caminho de sucesso dos últimos anos”.
As afirmações foram proferidas no âmbito da Conferência Internacional “Os Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro”, na Feira Nacional de Agricultura, evento que decorre até domingo, 16 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
Falta definir qual o esforço financeiro do Estado
O responsável pela pasta da Agricultura disse também que o principal objectivo de apoio aos agricultores portugueses já foi atingido, apesar de faltar definir qual o esforço financeiro do Estado português e do orçamento nacional para a nova PAC.
Por seu lado, o presidente da CAP – Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, abordou a necessidade de uma PAC mais dirigida à agricultura portuguesa, mas que também existem outros desafios: “o sector não está a ser capaz de um diálogo seguro e a sociedade está a afastar-se cada vez mais do mundo rural. Existe a necessidade de produzir cada vez mais alimentos, mas muitos recusam a intensificação da produção. Estes desafios não são exclusivos de Portugal, ma sim europeus”.
Posicionamento dos Produtores de Vinho
Durante esta conferência, foram também abordados temas como o Posicionamento dos Produtores de Vinho no Mercado Mundial, debatidas práticas comerciais desleais e a necessidade de alimentar uma população em crescimento.
Estatuto de Agricultura Familiar
Analisar e discutir com os principais interessados o efeito prático do Estatuto da Agricultura Familiar, nomeadamente com os sectores de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas e florestais foi o intuito do seminário promovido pela CNA sobre “Agricultura, Mundo Rural e Estatuto da Agricultura Familiar”.
O objectivo é que o Estatuto de Agricultura Familiar possa ser dotado de medidas eficazes para com combater assimetrias, fixar populações e gerar riqueza no mundo rural.
Fenareg com estudo sobre regadio
Já a FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal organizou uma sessão de apresentação do estudo intitulado “Contributo para o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional para o Regadio 2050”.
Este estudo faz um diagnóstico estratégico e aponta objectivos a alcançar até 2050, um plano de acção a executar entre 2021-2027 (período do próximo Quadro Comunitário de Apoio).
A importância do empreendedorismo para a economia foi o objectivo do debate organizado pela Aproder e durante o qual foram apresentados casos de sucesso e se discutiu a relevância desta temática no desenvolvimento da região ribatejana e de outros territórios.
Jornadas da Associação Portuguesa de Enologia
No âmbito dos 40 anos da Associação Portuguesa de Enologia, a Feira Nacional de Agricultura foi palco das VII Jornadas desta Associação que tiveram como intuito a promoção e divulgação da Enologia em Portugal. “Castas resistentes a doenças”, “Espumantes pelo Mundo” e a “Situação do Enólogo no Mundo” foram os temas em análise.
Melhorar a biodiversidade através da aplicação de novos métodos e técnicas junto de marcas já estabelecidas é o desígnio do projecto “Life Food & Biodiversity” que esteve hoje em discussão no seminário organizado pelo Instituto Superior Técnico “Sector Alimentar e Biodiversidade – Impactos, Recomendações e Propostas de Acção”.
Neste colóquio foram apresentadas recomendações sobre critérios efectivos de biodiversidade para selos e rótulos do sector alimentar.
Agricultura e Mar Actual