Início / Agricultura / Capoulas: nova PAC permitirá aos “agricultores continuar o caminho de sucesso”

Capoulas: nova PAC permitirá aos “agricultores continuar o caminho de sucesso”

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou hoje, 14 de Junho, que está tranquilo quanto ao desfecho das negociações da nova PAC (Política Agrícola Comum) que “permitirá ao sector agrícola e aos agricultores continuar o caminho de sucesso dos últimos anos”.

As afirmações foram proferidas no âmbito da Conferência Internacional “Os Desafios para os Agricultores e para a Agricultura no Futuro”, na Feira Nacional de Agricultura, evento que decorre até domingo, 16 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Falta definir qual o esforço financeiro do Estado

O responsável pela pasta da Agricultura disse também que o principal objectivo de apoio aos agricultores portugueses já foi atingido, apesar de faltar definir qual o esforço financeiro do Estado português e do orçamento nacional para a nova PAC.

Por seu lado, o presidente da CAP – Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, abordou a necessidade de uma PAC mais dirigida à agricultura portuguesa, mas que também existem outros desafios: “o sector não está a ser capaz de um diálogo seguro e a sociedade está a afastar-se cada vez mais do mundo rural. Existe a necessidade de produzir cada vez mais alimentos, mas muitos recusam a intensificação da produção. Estes desafios não são exclusivos de Portugal, ma sim europeus”.

Posicionamento dos Produtores de Vinho

Durante esta conferência, foram também abordados temas como o Posicionamento dos Produtores de Vinho no Mercado Mundial, debatidas práticas comerciais desleais e a necessidade de alimentar uma população em crescimento.

Estatuto de Agricultura Familiar

Analisar e discutir com os principais interessados o efeito prático do Estatuto da Agricultura Familiar, nomeadamente com os sectores de produção, transformação ou comercialização de produtos agrícolas e florestais foi o intuito do seminário promovido pela CNA sobre “Agricultura, Mundo Rural e Estatuto da Agricultura Familiar”.

O objectivo é que o Estatuto de Agricultura Familiar possa ser dotado de medidas eficazes para com combater assimetrias, fixar populações e gerar riqueza no mundo rural.

Fenareg com estudo sobre regadio

Já a FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal organizou uma sessão de apresentação do estudo intitulado “Contributo para o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional para o Regadio 2050”.

Este estudo faz um diagnóstico estratégico e aponta objectivos a alcançar até 2050, um plano de acção a executar entre 2021-2027 (período do próximo Quadro Comunitário de Apoio).

A importância do empreendedorismo para a economia foi o objectivo do debate organizado pela Aproder e durante o qual foram apresentados casos de sucesso e se discutiu a relevância desta temática no desenvolvimento da região ribatejana e de outros territórios.

Jornadas da Associação Portuguesa de Enologia

No âmbito dos 40 anos da Associação Portuguesa de Enologia, a Feira Nacional de Agricultura foi palco das VII Jornadas desta Associação que tiveram como intuito a promoção e divulgação da Enologia em Portugal. “Castas resistentes a doenças”, “Espumantes pelo Mundo” e a “Situação do Enólogo no Mundo” foram os temas em análise.

Melhorar a biodiversidade através da aplicação de novos métodos e técnicas junto de marcas já estabelecidas é o desígnio do projecto “Life Food & Biodiversity” que esteve hoje em discussão no seminário organizado pelo Instituto Superior Técnico “Sector Alimentar e Biodiversidade – Impactos, Recomendações e Propostas de Acção”.

Neste colóquio foram apresentadas recomendações sobre critérios efectivos de biodiversidade para selos e rótulos do sector alimentar.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.