O Governo português apresentou a Bruxelas um pedido para colocar o tema da seca em Portugal na agenda da próxima reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, que decorre nos próximos dias 17 e 18 de Julho. E Espanha associa-se à iniciativa.
Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos, “trata-se de um pedido que tem como objectivo aprovar medidas de apoio aos agricultores afectados pela situação de seca, pedido esse ao qual a Espanha manifestou interesse em se associar”.
Medidas em curso
A mesma nota relembra que Portugal adoptou já um conjunto de medidas, que foram desencadeadas em Outubro do ano passado com a abertura de um concurso no valor de 3 milhões de euros, destinado a financiar captações de água e equipamentos de transporte de água nos 9 concelhos do Baixo Alentejo mais afectados pela situação. Trata-se de uma medida que o Governo estenderá a outros concelhos à medida que a evolução da situação o justificar e à qual foram apresentadas cerca de 200 candidaturas.
Por outro lado, o ministro da Agricultura anunciou para o mês de Outubro o adiantamento de uma percentagem mínima de 70% dos pagamentos do I e II pilares da PAC, o corresponde a um montante global superior a 400 milhões de euros.
Agricultura e Mar Actual