O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, apresenta amanhã, 3 de Março, pelas 10 horas, o Programa Nacional de Regadios, em Vila Franca de Xira.
Durante a sessão será assinado o Auto de Consignação da Empreitada de Construção relativa à Modernização dos Blocos V e VI do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira e será lançada a obra.
A iniciativa, que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa, tem ponto de encontro marcado na Estrada Nacional 10, ao Camarão, em Vila Franca de Xira.
O projecto
O projecto de Modernização dos Blocos V e VI do Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, para uma área equipada com cerca de 2 300 ha, está dividido em dois blocos de rega. O circuito hidráulico principal de rega inicia-se na estrutura de admissão de água do rio Tejo, seguindo-se o canal principal de adução, com 12,5 km, até à estrutura terminal na EN 10.
O projecto inclui a modelação matemática do circuito primário de adução de água a partir do rio Tejo e três estações elevatórias: a EE da Caliça com equipamento do tipo parafuso de Arquimedes que eleva um caudal de 6 m3/s a partir do rio, a EE das Galés que bomba do canal principal um caudal de 7 m3/s, e o reforço da bombagem auxiliar do Conchoso com um caudal adicional de 2,3 m3/s.
Rede primária
O projecto de execução inclui ainda a rede primária e secundária de rega, viária e de drenagem, sistema de automação e telegestão, as expropriações e a análise da gestão do aproveitamento hidroagrícola.
O concurso público para esta empreitada foi lançado por um valor de 28 milhões de euros.
Agricultura e Mar Actual