O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, foi hoje 9 de Setembro, entronizado Confrade de Honra pela Confraria Gastronómica do Frango do Campo, uma organização constituída em 2012 com o objectivo de promover e divulgar o frango do campo, bem como de defender a autenticidade do produto.
Oliveira de Frades foi proclamada a Capital Nacional do Frango do Campo, já que é lá que se encontra sediada a maior empresa nacional produtora de frango do campo, a Campoaves, responsável por 75% da produção nacional.
Desenvolvimento rural
Para o ministro da Agricultura, “esta é uma das muitas iniciativas que se multiplicam pelo país e que concorrem todas para o grande objectivo do desenvolvimento rural”.
O ministro lembra que “a gastronomia é responsável por grande parte do turismo que se faz no país, sobretudo no interior, onde há produtos diferenciados e de grande qualidade que atraem apreciadores, contribuindo dessa forma para dinamizar a economia e a cultura das regiões”.
“Lugar muito importante na fileira”
Capoulas Santos lembra que “esta valorização do interior ajuda a fixar populações e traz muita vida a certos territórios”. Além disso, acrescenta o ministro, “a carne de aves é uma carne muito apreciada pelos portugueses e a produção de frango do campo veio preencher um lugar muito importante na fileira, com um modo de produção que se aproxima um pouco mais do tradicional e que proporciona um produto diferenciado, tendo conquistado uma parte importante do mercado”.
Portugal é o maior consumidor europeu de carne de aves per capita (37,5Kg/ano) e é o décimo maior produtor da Europa, produzindo anualmente cerca de 340 mil toneladas. A fileira emprega mais de 20 mil pessoas e movimenta mais de 900 milhões de euros por ano, realça uma nota do Gabinete de Capoulas Santos.
Agricultura e Mar Actual