O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural afirmou que Portugal recuperou o atraso na execução dos fundos do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) e é, presentemente, o quinto dos 28 Estados-membros com melhor execução (24%).
Na cerimónia do 30.º aniversário da Agrotejo (União Agrícola do Norte do Vale do Tejo), na Golegã, Luís Capoulas Santos referiu que o Governo tem feito um esforço para colocar o programa “em velocidade cruzeiro”.
Até ao momento, foram analisadas mais de 20 mil candidaturas, estando 7.200 projectos de investimento na agricultura e na agro-indústria já a pagamento, num montante global de 750 milhões de euros.
Pagamentos e internacionalização
“Já se avançou imenso e em relação a pagamentos, só no mês de Outubro, pagaram-se cerca de 520 milhões de euros aos agricultores”, afirmou Capoulas Santos, acrescentando que foi antecipado o pagamento das ajudas na ordem dos 70%.
O ministro disse ainda que neste momento estão em negociação 150 processos de internacionalização com três dezenas de países e referiu a abertura recente dos mercados da Costa Rica e da Colômbia e a negociação muito avançada com os Estados Unidos e com a China.
Agricultura e Mar Actual