O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, preside amanhã, 5 de Fevereiro, à sessão de apresentação da Campanha Nacional de Combate à Vespa velutina, também conhecida por vespa asiática. A sessão correrá no Marco de Canaveses, nos Paços do Concelho, a partir das 15 horas.
Trata-se de uma iniciativa que tem como objectivo apoiar a destruição dos ninhos de Vespa velutina, uma praga cuja presença tem vindo a aumentar no território nacional ao longo dos anos, afectando diversos sectores, em particular o da apicultura.
A apresentação do Plano de Acção de Combate à Vespa velutina está a cargo do director-geral de Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo.
Acção de demonstração
Terá igualmente lugar uma acção de demonstração de inactivação de ninho de Vespa velutina. O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, acompanham esta iniciativa.
“A presença do ministro no Marco de Canaveses é o reconhecimento pelo excelente trabalho que o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) está a realizar no combate à vespa velutina, sobretudo no que diz respeito à celeridade no tempo de resposta aos alertas (29 horas em média)”, realça um comunicado da autarquia presidida por Cristina Lasalete Cardoso Vieira.
485 ninhos destruídos no Marco de Canaveses
O Município alterou a estratégia de combate à Vespa Velutina em Janeiro de 2018, passando a colaborar com a Associação Nativa e seguindo as indicações do Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina (aqui) em Portugal, elaborado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária e pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
No ano de 2018 foram destruídos 485 ninhos de vespa asiática no Marco de Canaveses.
A sessão de apresentação da Campanha Nacional conta ainda com a Apresentação do ponto de situação – Plataforma SOS Vespa, pelo presidente do ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues.
Apoio de 1 milhão de euros para a campanha
Relembre-se que o Ministério da Agricultura vai apoiar com um milhão de euros a campanha nacional de destruição da vespa velutina, que ficará a cargo dos municípios, de acordo com despacho publicado sexta-feira em Diário da República.
O valor do apoio financeiro a atribuir por candidatura é de 10.000 euros, podendo ocorrer uma actualização do valor do apoio por motivo de “deficiente previsão ou aumento inesperado de ocorrências”, desde que exista disponibilidade de verba para o efeito, refere o despacho assinado por Miguel Freitas.
Saiba mais sobre a Vespa velutina aqui.
Agricultura e Mar Actual