Início / Agricultura / Capoulas: Apoios contra erosão dos solos afectados pelos incêndios vão ter resposta rápida

Capoulas: Apoios contra erosão dos solos afectados pelos incêndios vão ter resposta rápida

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, garantiu hoje, 29 de Novembro, celeridade na aprovação das candidaturas apresentadas para dar resposta ao problema da erosão dos solos das áreas afectadas pelos incêndios de Outubro. O governate promete menos de um mês e meio.

“Um mês, mês e meio, é um prazo razoável para essa análise e apreciação. Demos à autoridade de gestão do PDR [Programa de Desenvolvimento Rural] prioridade absoluta na aprovação destas candidaturas e daquelas que têm a ver também com os apoios aos agricultores pelos prejuízos sofridos”, afirmou o governante aos jornalistas, durante uma visita à unidade de baldio de Covelinho, no concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu.

Municípios podem avançar com despesas

Segundo avança a Lusa, Capoulas Santos frisou que, “a partir do momento em que uma candidatura é apresentada, imediatamente os municípios podem fazer despesas”.

“Não é necessário estarem à espera da aprovação das candidaturas, porque têm um prazo que tem de ser respeitado para que depois sejam analisadas na totalidade. Mas, em acções como esta, os municípios, os produtores, avançam imediatamente com as acções e serão depois ressarcidos”, esclareceu.

O ministro falava aos jornalistas depois de ter assistido a uma acção de estabilização de emergência pós-incêndio, coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com os GIPS da GNR, a Força Especial de Bombeiros e a Câmara de Oliveira de Frades.

Ao longo da manhã foi apresentada uma demonstração de operações no terreno com corte e rechega de vegetação arbórea e arbustiva queimada presente na área de intervenção, trabalho com estilhaçador florestal e transporte e distribuição da estilha na área de intervenção segundo curvas de nível, em bandas paralelas nas áreas de maior declive.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.