O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, anunciou hoje, 6 de Janeiro, que deverá estar disponível a partir de Junho um novo programa de financiamento à agricultura nacional, em complemento ao Programa de Desenvolvimento Rural, PDR 2020.
O novo programa de financiamento resulta de um acordo estabelecido com o Banco Europeu de Investimento (BEI), através do qual serão disponibilizados 190 milhões de euros para financiar projectos que ultrapassem a dotação do PDR 2020.
“Negociámos com o Banco Europeu de Investimento, uma forma de financiamento ao sector, através do qual o BEI disponibilizará 190 milhões de euros, e o Ministério da Agricultura, através do PDR 2020, garantirá um financiamento para a garantia destes empréstimos na ordem dos 20 milhões”, explicou o ministro durante a visita à feira Fruit Logistica, que hoje abriu as portas em Berlim.
“Trata-se de um apoio reembolsável, com juros o mais baixo possível e até três anos de carência”, informou Capoulas Santos.
Visitou os expositores nacionais na Fruit Logistica
Acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, o titular da pasta da Agricultura visitou os expositores nacionais, a maior parte dos quais (37) integra a Portugal Fresh, organização de produtores vocacionada para o mercado externo.
A Fruit Logistica é o maior evento mundial do sector hortofrutícola e tem vindo a acolher uma participação nacional cada vez mais expressiva, reveladora da dinâmica de crescimento da produção nacional.
Sector hortofrutícola exporta 41% da produção
Os resultados do sector hortofrutícola mantém uma trajectória de crescimento sistemático, tendo a produção atingido os 2.500 milhões de euros em 2017, dos quais uma fatia de 41% seguiu o caminho da exportação. Em 2018, estima-se que o valor das exportações hortofrutícolas tenha atingido os 1.500 milhões de euros, que correspondem a 50% do total do volume de negócios.
Desde que assumiu funções, este Governo abriu já 15 mercados para 45 produtos de origem vegetal e está igualmente a negociar a abertura de outros 18 mercados para viabilização da exportação de mais 50 produtos da área vegetal. África do Sul, China, Indonésia e Coreia do Sul são os mercados prioritários.
“Estes números resultam de uma forte aposta do Governo na internacionalização, que contrasta com os resultados alcançados pelo anterior Executivo (3 mercados abertos para 7 produtos ao longo de toda a Legislatura)”, explica o Gabinete de Capoulas Santos.
Agricultura e Mar Actual