A possível situação de seca meteorológica está a dar uma verdadeira “guerra de palavras” entre o actual ministro da Agricultura e a sua antecessora, Assunção Cristas. Guerra que não se fica apenas pelas redes sociais, mas que chega já ao formato de comunicado de imprensa. Capoulas Santos acusa a ex-ministra da Agricultura de “falta de chá”, depois da presidente centrista o ter acusado de “incompetência” e “ignorância”. Pode haver seca, mas está prometida uma chuva de comentários jocosos para este Verão.
O ministro da Agricultura declarou-se hoje, 12 de Junho, “surpreendido com a falta de compostura da Dra Assunção Cristas, que a levou a recorrer ao insulto para criticar o seu sucessor, quebrando dessa forma a regra de cortesia institucional pela qual se tem pautado o relacionamento entre titulares e ex-titulares da pasta”.
Luís Capoulas Santos referiu que “já exerceu funções de ministro da Agricultura no passado e que nunca precisou de ofender os seus antecessores, incluindo a própria, para os criticar”.
A fechar, o ministro aconselhou Assunção Cristas a aprender a “lidar com a actual situação política de forma mais contida e educada”, lembrando que “o chá de tília é sempre preferível ao de urtigas, considerando que estamos perante um evidente caso de falta de chá”.
A líder do CDS/PP acusou ontem Luís Capoulas Santos de “incompetência” e “ignorância” por o Conselho de Ministros ter aprovado uma Resolução que cria uma Comissão Inter-ministerial de Acompanhamento da Seca e por “adoptar medidas concretas face à provável situação de seca com que o País será confrontado nos próximos meses, com o argumento de que já em 2012 o anterior Governo havia tomado decisão idêntica”, refere um comunicado do Ministério da Agricultura.
Agricultura e Mar Actual