Início / Agricultura / CAP quer conhecer os resultados das inspecções da ACT e SEF aos trabalhadores agrícolas de Odemira

CAP quer conhecer os resultados das inspecções da ACT e SEF aos trabalhadores agrícolas de Odemira

A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal quer conhecer os resultados das inspecções realizadas pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nos últimos dias aos trabalhadores agrícolas do concelho de Odemira. Isso mesmo já pediu à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

“A agricultura no perímetro de rega do Mira está no centro de “uma polémica cuja adesão à realidade dos factos e números tem que ser demonstrada”, dizem aqueles agricultores. Em particular “importa conhecer a realidade nas freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve, cujas empresas aí localizadas somam prejuízos de milhões de euros com toneladas de hortofrutícolas perecíveis totalmente desperdiçados”.

Campanha mediática e política

Para a Confederação dos Agricultores de Portugal, “o País tem assistido a uma campanha mediática e política de enormes proporções, com inúmeras reportagens e notícias com repercussão internacional. Diversas empresas agrícolas estão a ter os contratos de fornecimento para os mercados externos a serem incumpridos por falta de entrega de produto e a serem substituídos por fornecedores de outros mercados”.

“Importa, por isso, saber o que dizem os resultados das inspecções e, de uma vez por todas, distinguir a percepção daquilo que é a realidade concreta e factual”, frisa a Confederação.

Em comunicado, a direcção da CAP explica que “têm vindo a ser veiculadas notícias na comunicação social sobre a realização de acções inspectivas, nos últimos dias, em Odemira, por parte das autoridades estatais, designadamente, pela ACT e pelo SEF, relativas às condições habitacionais e socio-laborais dos trabalhadores agrícolas”. E, atendendo a que está agendada, para amanhã, dia 12 de Maio, reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, a CAP solicitou à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (que preside à Comissão por delegação de competências do primeiro-ministro) toda a informação resultante das referidas acções inspectivas, e que inclua a discussão deste tema na agenda de trabalhos.

Para a Confederação dos Agricultores de Portugal, “é imperativo que as autoridades públicas, que fizeram o levantamento da situação, dêem essa informação a conhecer, para que se saiba exactamente em quantos alojamentos agrícolas foram encontradas situações de insalubridade e em quantas explorações agrícolas se verificaram situações de indignidade, de exploração, de abuso ou de inconformidade”.

Da mesma forma, acrescenta a CAP, “é determinante que se conheçam as acções realizadas junto de todas as empresas/actividades de angariação de mão de obra. Que controlo foi efectuado? Que situações foram identificadas?”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.