As candidaturas à nova edição do Prémio ADVID – Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense, agora para os trabalhos publicados em 2018, em áreas científicas com relevante importância para a vitivinicultura da Região Demarcada do Douro, estão abertas até 5 de Março de 2019.
A ADVID instituiu, desde 2007, um prémio anual para atrair investigadores de diversas áreas científicas para as especificidades técnicas, culturais e sociais da vitivinicultura da Região Demarcada do Douro, por forma a desenvolver e transmitir tecnologias e conhecimentos que permitam o avanço técnico da sua vitivinicultura.
Este Prémio diferencia-se de outras iniciativas já que, ao valor de 5.000€ que será atribuído ao trabalho vencedor, acresce ainda a possibilidade dos autores premiados beneficiarem de uma bolsa de igual valor, caso aceitem desenvolver um projecto de investigação dedicado à vitivinicultura da Região Demarcada do Douro.
Quem se pode candidatar
A ADVID convida investigadores, alunos de licenciatura, mestrado ou doutoramento, ou equipas de investigação que tenham publicado um trabalho inédito no ano de 2018, a apresentar as suas candidaturas entre até 5 de Março de 2019, em formulário online disponibilizado aqui.
De acordo com o n.º 2 do Artigo 3.º do Regulamento do Prémio, poderão ainda ser considerados para submissão trabalhos propostos por elementos da equipa técnica da ADVID, pela sua direcção ou ainda pelos seus associados, os quais devem ser recepcionados até dia 5 de Março, através do endereço electrónico advid@advid.pt.
A Associação frisa ainda que “o Prémio não poderá, em qualquer caso, ser atribuído a colaboradores, membros dos corpos gerentes ou associados da ADVID, nem por trabalhos financiados, total ou parcialmente, pela ADVID”.
Áreas cientificas elegíveis
As áreas científicas consideradas elegíveis para a atribuição do Prémio ADVID 2018 são as definidas nas linhas estratégicas de investigação e desenvolvimento da ADVID, a seguir descritas:
- Alterações climáticas
- Zonagem do Potencial Vitícola da RDD
- Biodiversidade Funcional em Viticultura
- Preservação da Biodiversidade das Castas de Videira
- Avaliação da Aptidão Enológica das Uvas
- Produção Sustentada em Viticultura
- Racionalização da Vinha na Encosta
Conheça o regulamento do Prémio aqui.
Agricultura e Mar Actual