Verde ou maduro? Muito ou pouco picante? Entre 2 e 5 de Maio o Canadá vai descobrir os sabores do Azeite do Alentejo, numa iniciativa do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo que inclui provas, degustações e um jantar de harmonização, com a assinatura da chef Helena Loureiro.
Esta vasta acção de promoção arranca dia 2 de Maio com a participação do CEPAAL no SIAL (Salão Internacional da Alimentação), em Montreal. Esta é uma das mais importantes feiras alimentares do Canadá, dirigida a profissionais, com 1.000 expositores e 18.500 visitantes. No stand do CEPAAL vai ser possível provar azeite produzido por dezenas de produtores do Alentejo, entre 2 e 4 de Maio, período em que decorre a feira.
Jantar de seis pratos
Dia 3 de Maio, e graças a uma parceria com a reputada chef Helena Loureiro, o Azeite do Alentejo inspira um jantar de seis pratos no restaurante Helena. Helena Loureiro colocou a gastronomia de inspiração portuguesa na rota gastronómica de Montreal onde, além do Helena, tem os restaurantes Portus360 e Cantinho de Lisboa.
Os canadianos vão também poder provar os azeites do Alentejo numa acção de degustação aberta ao público no dia 5 de Maio, no Cantinho de Lisboa, entre as 11h00 e as 16h00.
Mercado estratégico de exportação
O Canadá foi identificado pelos produtores associados do CEPAAL como um dos mercados estratégicos de exportação. Em 2017, segundo dados do INE, Portugal exportou 1,8 milhões de euros de azeite para aquele país, o que equivale apenas a 0,4% do total das exportações portuguesas de azeite.
As iniciativas no Canadá inserem-se no projecto de “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, com o qual o CEPAAL pretende reforçar a estratégia de promoção externa e dar a conhecer o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras a novos mercados. A intenção é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade colectiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao sector.
O projecto é co-financiado pelo Alentejo 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo. O investimento total é de 320.682 euros, dos quais 256.546 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
CEPAAL
Sedeado em Moura, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo valorizar e promover o Azeite do Alentejo dentro e fora de Portugal. Além de 25 produtores, tem entre os seus associados instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades.
Agricultura e Mar Actual