O Director Regional da Agricultura dos Açores manifestou a total disponibilidade do Governo para ser um dos parceiros para a realização, nos Açores, do Campeonato Nacional de Ornitologia em 2020, destacando que existe na Região um grande dinamismo e paixão pelas aves.
“Os Açores têm todas as condições para vir a acolher um evento nacional dedicado à ornitologia, bem como vários produtores premiados a nível nacional e mundial”, afirmou José Élio Ventura, à margem da abertura da XXXII Expo Aves e do V Concurso de Pombos do Atlântico, que decorre até domingo em Angra do Heroísmo.
Disputa entre Açores e Caldas da Rainha
José Élio Ventura salientou que os Açores e as Caldas da Rainha disputam, através das respectivas associações, o acolhimento deste evento de âmbito nacional, sendo que a decisão será tomada até ao final do ano.
Relativamente à exposição e ao concurso que decorrem este fim de semana no pavilhão multiusos do Parque Multi-sectorial da Ilha Terceira, o Director Regional considerou que, mais do que expor a beleza das aves e disputar quem tem o melhor animal, este momento serve para a partilha de informação, de conhecimentos e de experiências.
José Élio Ventura referiu que o Governo Regional pretende continuar a apoiar a Associação de Avicultores da Terceira na organização deste evento, que atrai Açorianos e pessoas de fora da Região, com ou sem conhecimentos sobre aves, contribuindo também para dinamizar a economia local.
Agricultura e Mar Actual