A Câmara Municipal de Pombal devolveu 911,42 euros aos munícipes que no passado mês e Outubro de 2017 tiveram que recorrer à água da rede pública para combater os incêndios que assolaram várias localidades do concelho.
Os serviços da autarquia identificaram 20 munícipes na Freguesia do Carriço, que no mês de Novembro viram os seus consumos disparar devido ao uso de água no combate ao fogo e na defesa das suas propriedades e, em alguns caso, das suas vidas, refere fonte institucional da autarquia de Pombal.
Clientes com dinheiro de volta
A proposta do Município para suportar os custos com esse acréscimo na facturação dos clientes foi votada em reunião de Câmara a 8 de Novembro, sendo que o apuramento das verbas a devolver resultou do cálculo das médias de consumo dos últimos meses, o que permitiu aferir os gastos a mais, que resultaram do combate ao incêndio.
No âmbito daquela medida, foram identificadas as localidades de Grou, Alhais, Fontinha, Murra, Brejos Velhos, Silveirinha Grande, Silveirinha Pequena, Claras, Lagoa de Santa Catarina, Pipa, Vale da Figueira e Meirinhas como as mais afectadas pelos incêndios, tendo sido nas localidades da Freguesia do Carriço que se verificaram os consumos extraordinários.
Ao todo, aquela situação fez gerar um consumo de 472 metros cúbicos de água, sendo que o montante agora devolvido incide igualmente sobre a tarifa de recolha de resíduos, que é indexada ao consumo da água.
Agricultura e Mar Actual