A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) está a organizar uma missão empresarial a Zâmbia, entre 8 e 12 de Outubro. O objectivo é dar a conhecer o ambiente de negócios daquele mercado e identificar clientes e parceiros de negócio para as empresas portuguesas.
Explica a organização que o crescimento médio anual da Zâmbia entre 2005 e 2015, com uma taxa que rondou os 6,7%, posicionou o país como uma das economias com maior crescimento do Mundo. A estes dados, somam-se ainda outras mais-valias deste mercado africano: a abundância de recursos naturais e de recursos humanos; infra-estruturas modernas que melhoraram a actividade logística; e vastas zonas disponíveis para a exploração agrícola e outras actividades.
A CCIP realça que a Zâmbia conta com “um sistema político e um ambiente macroeconómico estáveis, políticas anti-corrupção e garantias de protecção ao investimento” e que é um país “marcadamente tolerante, pacífico e democrático”, sendo actualmente “um dos melhores destinos de investimento em África”.
Com uma localização central na África austral, a Zâmbia insere-se num “contexto económico regional pouco explorado pelas empresas portuguesas”, acrescenta a Câmara de Comércio.
Oportunidades no sector agrícola
Assim, diz a organização desta missão, que “os sectores agrícola, energético, da indústria manufactureira, construção e desenvolvimento de infra-estruturas e turismo apresentam boas oportunidades de investimento neste mercado”. Destacam-se também pelo potencial de negócios áreas como a educação, a indústria mineira, telecomunicações, TIC e transportes.
A missão conta com o acompanhamento de um membro da Câmara de Comércio, assim como de um parceiro local e haverá apoio no período pós-missão, para que “o follow up dos contactos se concretize o mais rápido possível”, garante a CCIP.
Mais informações aqui.
Agricultura e Mar Actual