O navio hidrográfico Almirante Gago Coutinho realizou, durante a actual missão, levantamentos hidrográficos ao largo da Ilha São Vicente, em Cabo Verde.
Explica a Marinha Portuguesa, em comunicado, que estas acções permitem mapear o fundo dos Oceanos e Mares com alta resolução, criar bases e identificar os locais mais indicados para se mapearem recursos, ecossistemas, fenómenos e sistemas submarinos relevantes para a preservação e exploração sustentada dos Oceanos, permitindo conhecer melhor o mar.
Levantamentos topo-hidrográfico
Os principais objectivos hidrográficos e científicos do navio da Marinha, nesta missão, são, entre outros, os levantamentos topo-hidrográfico em diversos pontos de Cabo Verde, tendo em vista a actualização do fólio cartográfico; obtenção de dados científicos de correntometria de oportunidade, colheita de amostras de água superficial para análise de microplásticos.
O navio é comandado pelo Capitão-de-fragata Francisco Calisto de Almeida e possui uma guarnição de 52 militares, onde se inclui uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico (da Brigada Hidrográfica), dois Aspirantes a Oficial da Escola Naval em estágio, uma equipa médica, uma equipa do pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros e uma equipa de Mergulhadores. Está ainda embarcado um oficial da Guarda Costeira de Cabo Verde.
Agricultura e Mar Actual