A Brisa – Auto-estradas de Portugal, inicia hoje, dia 17 de Julho, a campanha de segurança rodoviária de verão 2015, com o endosso da ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), e o apoio da MEO, da NOS e da Vodafone. O mote é “Não use o telemóvel enquanto conduz”.
Sabe-se hoje que usar o telemóvel enquanto se conduz multiplica por 23 o risco de acidente. Portugal é um dos países do mundo onde há registo de maior intensidade de utilização de telemóvel ao volante: 31% dos portugueses admitem enviar e ler SMS enquanto conduzem; 59% dos portugueses admitem falar ao telemóvel enquanto conduzem, o que faz de Portugal um dos piores exemplos no que diz respeito a falar ao telemóvel durante a condução. No Reino Unido, por exemplo, a percentagem é de 20%.
Neste sentido, a Campanha Verão Seguro, que irá prolongar-se até 31 de Agosto, quer que as famílias portuguesas tomem consciência do risco real do uso do telemóvel durante a condução. Desenvolvida pela agência Partners, a campanha “Não use o telemóvel enquanto conduz” assenta na ideia de que a utilização de telemóvel pode provocar acidentes graves.
As imagens ilustram logótipos das aplicações mais utilizadas em telemóvel destruídas em despistes e colisões num cenário de autoestrada. A mensagem está dividida em três temas – SMS, e-mail e chamadas telefónicas – com base em estatísticas (as fontes de informação são identificadas). O ícone do volante sobreposto ao telemóvel funciona como sinal de proibição de utilização e será utilizado na substituição dos actuais topos de portagem.
Toda a campanha será suportada por uma página no site Brisa onde podem ser consultadas várias informações e conselhos dedicados ao tema do uso do telemóvel na condução. A divulgação será realizada nos próprios meios da Brisa, na rede MOP, televisão, rádio, Internet e imprensa, de forma a sensibilizar e alertar a generalidade da população para um perigo cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.
Agricultura e Mar Actual