O BPI patrocina pelo 10º ano consecutivo a Ovibeja, um certame que celebra a sua 38ª edição e que, este ano, tem como tema central “Como Alimentar o Planeta”. O BPI marca presença com um stand onde estarão equipas comerciais e de especialistas, disponíveis para receber as empresas e apresentar um conjunto de serviços financeiros dirigidos ao sector agrícola.
Além disso, o BPI disponibiliza uma campanha conjunta com a John Deere, com “condições de financiamento competitivas” na aquisição de tractores da marca norte-americana, “apoiando os agricultores portugueses nos seus investimentos destinados à modernização e à transição para a sustentabilidade da produção agrícola”, refere uma nota de imprensa do banco.
Agendada para a semana de 21 a 25 de Abril de 2022, a iniciativa organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul pretende abordar as grandes tendências com impacto no presente e no futuro do sector agrícola, incluindo temas como a sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contra-informação.
Fundação ”la Caixa” presente
Para as crianças e jovens que visitam a feira, o BPI e a Fundação ”la Caixa” vão “estacionar” o Creactivity Bus na Ovibeja. Trata-se de um projecto itinerante e educativo que integra o EduCaixa, programa que engloba toda a oferta educativa do BPI e da Fundação ”la Caixa”.
“O dinamismo e a resiliência da agricultura portuguesa são o reflexo da aposta na promoção da inovação e competitividade, que permitem que o sector se afirme com uma presença forte e crescente em Portugal e no estrangeiro”, acrescenta a mesma nota.
E realça que o BPI “afirma-se como um parceiro para as empresas do sector da agricultura. É banco oficial da Ovibeja (desde 2012), da Feira Nacional de Agricultura (desde 2014) e patrocinador da AgroGlobal e do Colóquio do Milho, feiras agrícolas realizadas em Portugal, reforçando assim a proximidade com os profissionais do sector”.
Com o objectivo de dar resposta a necessidades específicas de clientes, o banco dispõe de “soluções completas e competitivas para ajudar as empresas a enfrentar os grandes desafios do presente e do futuro e dispõe de uma equipa dedicada de especialistas que tem como foco, entre outros, a estruturação de financiamentos do sector, na promoção de uma agricultura inovadora e sustentável”.
O BPI é líder no financiamento de curto prazo ao sector agrícola, com uma quota de 59% no número total de adiantamentos de subsídios à exploração concedidos pelo IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas e validados pela CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal (Dezembro de 2021) e 64% no crédito de campanha com apoio do IFAP às unidades produtivas dos sectores da agricultura, silvicultura e pecuária (Janeiro de 2022).
Agricultura e Mar