A erradicação da Diarreia Vírica Bovina (BVD) e da Rinotraqueite Infecciosa Bovina (IBR), doenças que afectam os bovinos, é a pretensão de todos os produtores pecuários, aumentando a eficiência reprodutiva e a rentabilidade das explorações. A certificação sanitária é uma medida com previsível impacto positivo sobre a comercialização e/ou exportação dos produtos.
Assim, a DGAV — Direcção Geral da Alimentação e Veterinária vai realizar uma sessão de apresentação da Norma de Certificação de IBR e BVD em Portugal, no dia 27 de Outubro de 2017, no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto.
Para bovinos de leite e de carne
“Trata-se de um acontecimento relevante para a produção nacional de bovinos de leite e de carne, na medida em que esta norma permitirá ao sector certificar animais com elevado estatuto sanitário, abrindo assim caminho para uma maior valorização destes animais no mercado nacional e internacional”, diz fonte da DGAV.
Esta sessão é promovida conjuntamente pela DGAV e pelo ICBAS, sendo co-organizadores a UCADESA – União do ADS do Entre Douro e Minho, a União dos ADS do Alentejo e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e devem ser remetidas até ao dia 24 de Outubro, aqui.
Pode consultar o programa completo aqui.
Agricultura e Mar Actual