A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que os medicamentos veterinários, para bovinos, equinos e suínos, Finadyne 50 mg/ml e Vetaflumex 50 mg/ml, ambos em solução injectável, já não contêm dietanolamina, pelo que levantou a suspensão dos mesmos.
Os dois medicamentos passaram a ter como substância activa a flunixina meglumina (83 mg).
Substituição aprovada
Explica a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária que, na sequência da suspensão das autorizações de introdução no mercado (AIM) dos medicamentos veterinários contendo dietanolamina e destinados a espécies produtoras de alimentos para consumo humano, algumas empresas submeteram pedidos de alteração para substituição do excipiente dietanolamina.
À medida que essas alterações vão sendo aprovadas estão supridas as deficiências que conduziram à suspensão da AIM desses medicamentos veterinários, deixando os mesmos de estar suspensos a partir da data de aprovação da alteração pela DGAV.
Actualização da lista
Deste modo, tendo sido feito o levantamento da suspensão do medicamento veterinário Finadyne 50 mg/ml e do Vetaflumex 50 mg/ml, solução injectável para bovinos, equinos e suínos com a AIM n.º 50752, a 23-07-2019, a DGAV procedeu à actualização da lista de medicamentos veterinários cuja suspensão foi levantada (ver aqui).
Agricultura e Mar Actual