O Governo criou a Bolsa de Inspectores Veterinários para o exercício de funções nos estabelecimentos de abate e de preparação de carnes destinadas ao consumo.
O Executivo “cumpre assim mais uma medida do seu programa na área da segurança alimentar, dando resposta às necessidades dos empresários e operadores do sector, sempre que se registem picos ocasionais de laboração”, salienta uma nota do Ministério da Agricultura.
Planificação da actividade
Esta medida permitirá aos operadores planificarem a sua actividade em circunstâncias excepcionais. O abastecimento do mercado com carnes de animais abatidos em Portugal “é influenciado pela sazonalidade, por oportunidades de negócio e dinâmicas comerciais que não obedecem a ciclos de produção regulares ou planificáveis a prazo, bem como a situações esporádicas que envolvam a inspecção sanitária em estabelecimentos de preparação de caça maior”, acrescenta a mesma no do Gabinete de Luís Capoulas Santos.
De acordo com o despacho publicado, esta Bolsa de Inspectores Veterinários será constituída por médicos veterinários privados que exercerão funções de inspecção oficial, sob supervisão da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
As inscrições podem ser feitas através de formulários específicos disponíveis no site da DGAV.
Agricultura e Mar Actual