A Câmara Municipal de Matosinhos encontra-se já a seleccionar as ideias de negócio submetidas no âmbito do BluAct, projecto que envolve sete cidades europeias e que pretende estimular a economia azul de forma sustentável.
Entre os projectos submetidos, destaque-se a candidatura voltada para o campo da investigação e que aposta na exploração do potencial da utilização de bactérias ricas em carotenoides. Outra das ideias apresentadas centra-se, por sua vez, no desenvolvimento de uma nova solução de biopolímeros produzidos com desperdício de águas e resíduos orgânicos com aplicação em embalagens biodegradáveis.
Economia circular
Já no âmbito da economia circular, refira-se, por exemplo, o projecto que prevê a reutilização/transformação de contentores marítimos através de mecanismos que permitem a reciclagem/transformação de materiais recolhidos na costa portuguesa.
A área da gastronomia não ficou de fora do concurso, uma vez que dois dos projectos se inserem neste âmbito. Um deles pretende replicar um garfo para utilização nas conservas, que poderá passar a substituir os tradicionais talheres de plástico utilizados nas provas e degustações. Outras das ideias passa pela recuperação de uma antiga receita, com fortes ligações a Bouças, hoje Matosinhos.
Parque artificial aquático
A criação de um parque artificial aquático para a prática de Wakeboard, que potenciará a economia verde – já que este tipo de estruturas utiliza tecnologia eléctrica para a propulsão do utilizador na água – é outro dos negócios em competição. A organização recebeu, ainda, propostas que visam a promoção da talossaterapia (tratamento terapêutico realizado em ambiente marinho), que têm como objectivo central colocar a cidade de Matosinhos na rota do turismo de saúde e bem-estar.
Projectos vencedores garantem incubação no UPTEC Mar
Após a fase de selecção, que decorre até 23 de Fevereiro, os representantes das ideias de negócio escolhidas terão a oportunidade de participar num programa de ideação, que tem como objectivo central apoiar os empreendedores e as empresas em competição a construir um modelo de negócio sólido e ajustado às suas reais necessidades.
A 2 de Março, cada um dos projectos terá a oportunidade de apresentar o seu “pitch” perante o júri, momento após o qual serão escolhidos apenas três. Refira-se que o concurso contempla a realização de um programa de aceleração para os três vencedores, ao qual se segue a incubação, durante um ano, no UPTEC Mar. A iniciativa prevê, ainda, um prémio extra patrocinado pelo Super Bock Group para a ideia de negócio que tenha como enfoque a redução de plástico.
Recorde-se que Matosinhos é a cidade que representa Portugal nesta iniciativa, que envolve, ainda, Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Mataro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália). Mais informações aqui.
BluAct
O BluAct é um projecto europeu de transferência de boas praticas na área da economia Azul que pretende explorar o apoio a startups e ao empreendedorismo sustentável em investimentos relacionados com a economia do mar.
São objectivos do concurso BluAct Matosinhos apoiar projectos empresariais inovadores, sobretudo intensivos em conhecimento e tecnologia, e promover a criação de emprego qualificado. Os projectos apoiados devem estar relacionados com uma das fileiras da economia do mar.
Agricultura e Mar Actual