Início / Agricultura / Nuno Russo: “É preciso preservar a genuinidade dos produtos tradicionais e apoiar mercados locais”

Nuno Russo: “É preciso preservar a genuinidade dos produtos tradicionais e apoiar mercados locais”

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, marcou presença na 43.ª Feira do Queijo da Serra da Estrela, em Seia. Durante a sessão de abertura, Nuno Russo começou por elogiar o Queijo da Serra da Estrela, que é hoje uma prova de qualidade e da genuinidade do que produzimos valorizando os produtos de excelência que contam a nossa história”.

“Todos os intervenientes no processo de produção saem merecidamente valorizados, mas saem também valorizadas todas as pessoas que dão a vida a esta região, e todos os outros sectores de actividade que, de forma directa ou indirecta, estão ligados ao Queijo da Serra. Sai valorizado o país que reforça a sua identidade, conserva a sua história e constrói um futuro alicerçado nos seus preciosos produtos endógenos”, afirmou Nuno Russo.

Rotulagem da origem do leite

Para o secretário de Estado “a produção de leite de ovino/caprino tem vindo a ganhar maior expressão em Portugal. A obrigatoriedade da indicação da rotulagem da origem do leite e do leite usado como ingrediente em produtos lácteos (incluindo o queijo) vai ao encontro das preocupações dos produtores DOP e é um passo concreto para uma informação mais transparente ao consumidor, para o combate à concorrência desleal e para a valorização da produção nacional”.

É, por isso, necessário preservar “a genuinidade dos produtos tradicionais e apoiar a dinamização dos mercados locais, em prol da manutenção dos sistemas de produção assentes na valorização dos recursos endógenos”, continuou o membro do Governo, adiantando que isto “permitirá a fixação de populações activas e o rejuvenescimento das regiões, fomentando o empreendedorismo local e o crescimento do sector, com contributos inegáveis para um mais elevado nível de sustentabilidade, para uma resposta aos efeitos das alterações climáticas e para a preservação dos recursos e do nosso património natural”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Ordem dos Médicos Veterinários defende criação do assistente social para combater abandono de animais

Partilhar              A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) assinala o Dia Internacional do Animal Abandonado que se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.