A Bayer concluiu, com sucesso, a aquisição da Monsanto esta quinta-feira, dia 7 de Junho. As acções da companhia norte-americana não continuarão a ser negociadas na bolsa de Nova Iorque, sendo agora a Bayer a única proprietária da Monsanto Company.
Os accionistas da Monsanto estão a ser pagos a 128 dólares por acção. A J.P. Morgan assessorou a Bayer com o processo de pagamento do preço de compra, pela maior aquisição na história da empresa.
De acordo com a aprovação condicional do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a integração da Monsanto na Bayer poderá ocorrer assim que as alienações para a BASF forem concluídos. Espera-se que este processo de integração comece em, aproximadamente, dois meses.
“Hoje é um grande dia para: os nossos clientes – agricultores de todo o Mundo que conseguiremos ajudar a proteger e melhorar as suas colheitas; para os nossos accionistas, porque a transacção tem o potencial de criar valor significativo; e para os consumidores e a sociedade em geral, porque estaremos ainda melhor posicionados para ajudar os agricultores a nível mundial, a cultivar alimentos mais saudáveis e acessíveis de forma sustentável”, afirma o presidente do conselho de administração da Bayer, Werner Baumann.
Inovação na agricultura
E acrescenta Werner Baumann que “como líderes de inovação na agricultura, oferecemos aos colaboradores por todo o Mundo, empregos atraentes e oportunidades de desenvolvimento”. “As nossas metas de sustentabilidade são tão importantes para nós, quanto para as nossas metas financeiras. O nosso objectivo é viver de acordo com a responsabilidade elevada que uma posição de liderança na agricultura implica, para aprofundar o nosso diálogo com a sociedade”, salienta aquele responsável.
“A conclusão de hoje representa um importante marco para a criação da visão de uma empresa líder, apoiando os produtores nos seus esforços para serem mais produtivos e sustentáveis para o benefício do nosso planeta e dos consumidores”, refere o presidente e CEO da Monsanto, Hugh Grant. “Estou orgulhoso do caminho que construímos como Monsanto e esperamos que a companhia combinada ajude no avanço da agricultura moderna”, acrescenta.
Liam Condon, membro do conselho de administração, irá liderar a divisão combinada da Crop Science quando a integração começar. Até lá, a Monsanto irá operar independentemente da Bayer.
Agricultura e Mar Actual
Uma das alianças mais funestas para o futuro na terra, das pessoas, da biodiversidade, do ambiente e da mais elementar ideia de justiça republicana.