O Banco Santander Totta foi mais uma vez reconhecido internacionalmente como o “Banco do Ano” em Portugal. A distinção é da revista The Banker, do Grupo Financial Times, que destaca a performance financeira do Santander Totta e o seu crescimento contínuo em 2015.
Segundo a publicação, “o crescimento orgânico do Santander Totta e a sua expansão fruto da aquisição dos 10 milhões de activos do Banif no final do ano, impulsionou os resultados do banco em 2015”. A revista The Banker realça alguns dos números desta performance: “o resultado líquido cresceu organicamente de 193 milhões de euros em 2014 para 291 milhões euros em 2015, as receitas aumentaram 14,9% e os custos diminuíram 3,8%, enquanto os depósitos e o crédito cresceram 7,3% e 6,8%, respectivamente.
António Vieira Monteiro explica este prémio com os resultados obtidos pelo Banco em 2015: “o Santander Totta foi o banco que apresentou os maiores lucros, os melhores rácios de capital e rating, tendo sido também o banco mais eficiente e o que mais cresceu”. E acrescenta que “estes indicadores mantêm-se em 2016, realçando também o papel do Banco no financiamento às empresas e à economia, bem como, o facto de os depósitos dos clientes terem crescido mais do que os da concorrência”.
Investimento no digital
O presidente do Santander Totta revela ainda que “em 2015 o banco continuou a implementar o seu plano de transformação multi-canal (…) e que o Santander Totta está a preparar-se para o futuro”. “Vamos investir em multi-canais e na relação digital com os nossos clientes, mantendo a nossa liderança sustentável e ajudando as empresas portuguesas e famílias a prosperar de um modo que seja simples, próximo e justo”.
Para além do Santander Totta em Portugal, o Santander foi eleito o “Banco do Ano” nas Américas. José Antonio Álvarez, CEO do Banco Santander, refere que “a longa presença do banco nas Américas é uma forte vantagem competitiva que contribui para a nossa diversificação geográfica e ajuda a equilibrar os lucros entre mercados maduros e em desenvolvimento”. O Santander Rio foi também considerado o melhor banco da Argentina.
Este prémio vem juntar-se a outras distinções que o Banco Santander Totta já recebeu este ano. Na semana passada, o Banco Santander Totta foi eleito Escolha do Consumidor 2017 e foi consagrado anteriormente pela revista Exame como o “Melhor Grande Banco em Portugal”, o “Mais Sólido”, o “Mais Rentável” e o “que Mais Cresceu” em 2015.
Fundada em 1926, a revista The Banker é uma unidade do grupo Financial Times Business, sendo considerada líder nas notícias financeiras e de banca internacional. Esta análise das Top 1000 Instituições financeiras mundiais é uma tradição da indústria e os prémios Banco do Ano são uma referência comparativa na banca internacional. Os vencedores dos prémios são seleccionados pelos editores da The Banker com base em critérios objectivos, nomeadamente, rentabilidade, crescimento e eficiência, bem como, critérios subjectivos que incluem estratégia, liderança e inovação.
Agricultura e Mar Actual