O Banco Terra Moçambique (BTM), detido a 45% pelo Montepio, assinou esta semana com a Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (Sofid) um protocolo de financiamento tendo em vista o apoio da expansão e modernização das empresas de Moçambique.
O acordo foi assinado ontem, 16 de Fevereiro, em Maputo pelos presidentes do BTM, Almeida Porto, e da Sofid, Paulo Lopes. O acordo cobre todos os sectores fundamentais da economia moçambicana, dando particular atenção às energias renováveis, ambiente, infraestruturas e turismo.
A Sofid é uma sociedade financeira detida em 64,3% pelo Estado português que apoia a internacionalização das empresas portuguesas e que em Moçambique, onde está presente através do Fundo InvestimoZ, financia projectos de investimento de iniciativa pública ou privada, promovidos por empresas portuguesas ou por parcerias luso-moçambicanas.
O BTM tem como accionistas, para além do Montepio Holding, que faz parte do Montepio Geral – Associação Mutualista, o Rabobank Developement, o Norfund, uma entidade financeira de apoio ao desenvolvimento controlada pelo Estado norueguês, e o GAPI, uma instituição financeira de desenvolvimento assente numa parceria público-privada moçambicana.
Agricultura e Mar Actual