A UNAC – União da Floresta Mediterrânica promove mais uma edição da iniciativa nacional para eleição da Árvore do Ano 2025. As 10 melhores árvores já estão seleccionadas e as votações estão abertas até 11 de Dezembro de 2024, às 16h59. Pode escolher e votar nas duas árvores que ache mais interessantes.
A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year 2025. Os votos ficam secretos a partir do dia 7 de Dezembro, sendo o vencedor anunciado no dia 17 de Dezembro.
O Cedrus Deodara (Mateus, Vila Real) é uma das árvores em concurso. Uma árvore da espécie Cedro-do-himalaia/Cedrus deodara, com 154 anos de idade e uma altura de 44 metros.
Cedrus Deodara
Em 1744, a edificação da Casa de Mateus transformou a paisagem com o fulgor do barroco. Em 1870, D. José Luís, 3º Conde de Vila Real, liberta a zona fronteira à Casa e faz plantar um jardim romântico em cujo canteiro de cedros impera este Cedrus deodara. O cedro, de porte verdadeiramente monumental, mede hoje 44 m de altura e 12,20 m de perímetro do tronco. Reflectido, desde o séc. XX, pelo grande espelho de água desenhado por Ribeiro Teles, é um ícone indispensável na imagem da Casa de Mateus.
Conheça as 10 árvores a concurso e vote aqui.
Agricultura e Mar