A UNAC – União da Floresta Mediterrânica promove mais uma edição da iniciativa nacional para eleição da Árvore do Ano 2025. As 10 melhores árvores já estão seleccionadas e as votações estão abertas até 11 de Dezembro de 2024, às 16h59. Pode escolher e votar nas duas árvores que ache mais interessantes.
A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu Tree of the Year 2025. Os votos ficam secretos a partir do dia 7 de Dezembro, sendo o vencedor anunciado no dia 17 de Dezembro.
O Carvalho de Calvos (Póvoa de Lanhoso) é uma das árvores em concurso. Uma árvore da espécie Carvalho Alvarinho/Quercus robur, com 500 anos de idade e uma altura de 30 metros.
O gigante ancestral de moletas
Na terra do Professor Gonçalo Sampaio, encontra-se o majestoso Carvalho de Calvos, com mais de 500 anos, o mais antigo da Península Ibérica. Este “ancestral de moletas” resistiu a intempéries e a um incêndio, simbolizando força e resiliência. As suas sombras acolhem gerações de povoenses, oferecendo um refúgio de história e natureza. Cuidado pela comunidade, este monumento, junto ao Castelo de Lanhoso, à Maria da Fonte e à Filigrana, é um dos maiores ícones da Póvoa de Lanhoso.
Conheça as 10 árvores a concurso e vote aqui.
Agricultura e Mar