As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Maio, apontam para uma redução de 26% na área instalada de tomate para a indústria, em consequência do agravamento dos problemas fitossanitários que se registou na campanha passada, o que levou alguns produtores a não instalarem esta cultura.
Os produtores de tomate depararam-se com fortes ataques de mosca branca e de ácaros.
Acrescentam os técnicos do INE que também se observaram diminuições na área de girassol (-20%) e de batata (-5%), culturas que registaram atrasos na instalação. Em sentido contrário, a garantia das disponibilidades hídricas permitiu um aumento na área de arroz (+5%) e a manutenção da área de milho.
Cereais de Inverno com aumentos na produtividade
Quanto aos cereais de Inverno, que se encontram em plena maturação, estimam-se aumentos generalizados na produtividade (5% no centeio, 15% no trigo e aveia e 20% no triticale e cevada).
Bom ano nas fruteiras
Relativamente às fruteiras, prevê-se um bom ano para as prunóideas, que, apesar de registarem atrasos na maturação, apresentam produtividades muito acima da média dos últimos anos: na cereja o rendimento unitário deverá ficar próximo das 3 toneladas por hectare, enquanto no pêssego será de 12,8 toneladas por hectare.
Agricultura e Mar Actual